15/08/2022 às 15h29min - Atualizada em 15/08/2022 às 20h01min

Médico lança livro de fotos autorais e doa renda para ONGs que apoiam doação de órgãos

Com 1.500 exemplares, renda arrecadada com a venda dos livros será 100% doada a ONGs em diversas partes do país

SALA DA NOTÍCIA Jéssica Amaral - DePropósito Comunicação
www.depropositocomunica.com

Jorge Neumann

Em uma época marcada pela pandemia e pelo isolamento, um médico com paixão por fotografia decidiu buscar refúgio na paz da natureza. Dr. Jorge Neumann, referência nacional em transplantes de órgãos no país, percorreu o Brasil em busca de momentos de observação, vigília, silêncio e paciência para esperar no tempo certo a oportunidade para registrar diversas imagens de tirar o fôlego de aves, répteis e outros animais, incluindo uma onça pintada com os seu filhotes na beira de um rio.

O resultado deste magnífico trabalho acabou virando o livro “Vida, entre o céu e a terra”, que une fotografia e poesia, provocando reflexões sobre as belezas da fauna e da flora brasileira e como temos que ser pacientes para vislumbrarmos as maravilhas da vida. 

“Sempre me interessei por paisagens ou landscapes, no jargão fotográfico. Também fotos urbanas, mas essas mais como um documento de lugares por onde andei. Houve um período em que estive muito focado em flores e aviões. Muito raramente me dediquei a fotografar pessoas. Hoje, como esse livro atesta, meu foco está nessas criaturas voadoras, coloridas, lindas e barulhentas, e também nos animais terrestres que são, por vezes, muito imponentes”, afirma Dr. Jorge Neumann, autor do livro. 

Com o tema principal em torno das aves, o médico selecionou as melhores fotos, observadas na Região Sul, principalmente na Lagoa do Peixe e Tavares, e na Região Oeste, no Pantanal, registradas no período entre 2020 e 2022. “Gostando de fotografar acabei acumulando uma razoável coleção de fotos. Há 15 anos, alguns amigos da área dos transplantes, como eu, começaram a pedir que eu publicasse algumas na forma de um livro” , acrescenta Neumann. 

Ele também explica que, a convite de um amigo fotógrafo de natureza, fez a primeira incursão em um refúgio de aves no Rio Grande do Sul, no Parque Nacional da Lagoa do Peixe, o que acabou criando uma admiração por pássaros e outros animais. “Criei ali um encanto por eles e passei a olhar pássaros e outros animais de uma forma que ainda não havia feito, através da lente. Postando algumas dessas fotos em redes sociais, comecei a receber pedidos de que um novo livro deveria sair, desta vez focado em pássaros e animais. Acho que esse livro, pode trazer um pouco mais de consciência de como esse mundo animal é bonito e também de como é fugidio e frágil”. 

Com 152 páginas e traduções em português e inglês, a publicação também conta com a colaboração de Paula Teitelbaum, escritora, jornalista e editora, que transformou os textos do livro em poesias, brincando com as palavras e as imagens fotografadas pelo médico. Com leveza e harmonia, o design gráfico ficou sob responsabilidade de sua filha, Alice Neumann, que cuidou da arte, diagramação e editoração. 

Paixão por fotografia começou na infância

A paixão pela fotografia e pela aviação já vêm de herança. Seu pai, também chamado Jorge, foi pioneiro do voo à vela no Brasil e foi o fotógrafo responsável por registrar as atividades no Aeroclube de Planadores Albatroz, em Osório (RS), fundado por sua família e amigos, mas também o cotidiano familiar. Com 14 anos, Dr. Jorge Neumann fez o seu primeiro voo sozinho. 

Mesmo sendo de uma família de pilotos, Neumann escolheu a medicina como profissão e paixão, que também exige técnica, atenção ao detalhe e muito estudo, da mesma forma que na aviação e na fotografia. “Lembro da primeira foto que fiz, aos 12 anos de idade, com a câmara de meu pai. Quando fui morar no Canadá, após a residência médica, comprei minha primeira, uma Canon A1, e passei a fotografar em slides. Já a aviação era para ser meu destino. Nasci e cresci nesse meio e estava com tudo encaminhado para me tornar um piloto profissional. O fascínio pela ciência acabou falando mais alto e me tornei médico, embora tenha continuado a voar esportivamente. No fundo, essas três atividades têm muitos pontos em comum. Medicina, aviação e fotografia têm ciência, mas elas têm também, cada uma a seu modo e em certa dose, um tanto de arte”, comenta o médico. 

Há 30 anos, Dr. Neumann é médico na Santa Casa de Porto Alegre, no setor de Imunologia de Transplantes, e sempre está em busca de conhecimentos, viajando por diversas partes do mundo e criando laços com lugares e pessoas, sempre acompanhado da sua câmera fotográfica, para não perder nenhum momento importante.  

100% do valor arrecadado será revertido para ONGs

A Biometrix Diagnóstica, comprometida em apoiar projetos que tragam relevância para a sociedade, adquiriu todos os exemplares da publicação “Vida, entre o céu e a terra” e está promovendo uma campanha especial, intitulada “Asas que Salvam Vidas”, com diversas ONGs, a fim de destinar 100% dos recursos arrecadados com a venda dos livros. 

“O projeto é um gesto solidário, construído para beneficiar 100% ONGs que prestam apoio para pacientes e familiares que passam ou passaram pela espera de um transplante de órgãos. Acompanhamos os desafios dos pacientes e reconhecemos que o trabalho desenvolvido pelas ONGs faz a diferença na vida de muitos”, comenta Dr. Neumann. 

Com tiragem de 1.500 unidades e valor de venda sugerido a R$ 150 o exemplar, os livros foram destinados apenas a ONGs que apoiam causas relacionadas à doação de órgãos, que poderão vender os exemplares e ficar com os recursos coletados. 

As ONGs selecionadas foram Via Vida, Instituto do Bem, Instituto Gabriel, AMEO - Associação de Medula Óssea, ABTx - Associação Brasileira de Transplantados/Instituto Deixe Vivo, Casa Madre Ana e Vida Urgente - Fundação Thiago Gonzaga. Para adquirir os exemplares, basta entrar em contato com as organizações e realizar a compra do exemplar. Para mais informações sobre o projeto e orientações de como adquirir seu exemplar, acesse: http://www.biometrix.com.br/asas-que-salvam-vidas/

Livro: “Vida, entre o céu e a terra”, de Dr. Jorge Neumann

Páginas: 152 páginas

Editora: Liliana Reid

Valor: R$ 150 por livro

Sobre a Biometrix - Líder no mercado de atuação, a Biometrix Diagnóstica está há mais de 25 anos desenvolvendo soluções voltadas ao diagnóstico molecular. O objetivo da Biometrix é tornar o diagnóstico médico cada vez mais rápido e preciso, sempre em busca de resultados que contribuam com a saúde e o bem-estar. Por isso está comprometida com a qualidade de vida, oferecendo a mais alta tecnologia em reagentes para diagnóstico e equipamentos laboratoriais, principalmente relacionados a transplante de órgãos e tecidos. Mais informações: www.biometrix.com.br

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp