16/08/2022 às 15h21min - Atualizada em 17/08/2022 às 00h01min

REfuturiza Empregos explica como promover a atração e retenção de colaboradores

Renata Fonseca afirma que atenção ao mercado ajuda a definir as melhores estratégias para a construção de um ambiente de trabalho saudável

SALA DA NOTÍCIA Bianca Rocha
Pine PR
Renata Fonseca, Sócia-Diretora da REfuturiza. Crédito Bruno Aranha/Divulgação
 

Para algumas empresas, conquistar talentos é a arte que tem como premissa a persistência e habilidade na escolha de um candidato apto à uma vaga ofertada. No entanto, mais do que estar atento às habilidades de um candidato, o recrutador e a empresa também precisam estar a par do mercado, a fim de entenderem juntos quais são as melhores estratégias que podem adotar para atração e captação de novos profissionais.

“Hoje as necessidades dos candidatos são diferentes. Enquanto uns buscam salário e benefícios, outros buscam formas para se desenvolverem e crescerem dentro das empresas. Ter este olhar atento é fundamental para entender e compreender essas diferentes necessidades”, explica Renata Fonseca, sócia e diretora da Refuturiza Empregos, plataforma focada na empregabilidade de jovens e adultos das classes C e D.

Para a especialista em gestão de pessoas e também psicóloga, investir em talentos é uma grande oportunidade que as empresas têm para demonstrar o quanto se importam com os colaboradores. Isso porque o déficit de capacitação é hoje um dos principais gargalos do mercado de trabalho. “Mais do que buscar profissionais ‘prontos’, as empresas precisam estar preparadas para investir no treinamento de seus profissionais, desenvolvendo suas habilidades e competências”, afirma. 

Reconhecimento profissional, segundo Renata, também é outra forma de assegurar a permanência de um funcionário na empresa. Afinal, desenvolver e reconhecer a importância do colaborador dentro da organização faz com que ele se sinta ainda mais motivado a crescer dentro da empresa. “Não estamos falando especificamente de reconhecimento monetário, algo que também é importante principalmente para a realidade das pessoas que compõem as classes C e D. Mas sim deixar claro o quanto aquele colaborador é essencial para o bom andamento das atividades, reconhecendo seus esforços em prol da organização”, argumenta Renata.

Conforme a diretora, a criação de um plano de carreira e o investimento na educação e formação dos talentos também são ações que podem ajudar as empresas nesse processo. Afinal, essas ações mostram que, de fato, elas desejam desenvolver pessoas.

 

Sobre a REfuturiza: 

A REfuturiza é uma empresa do Grupo Cartão de TODOS focada em empregabilidade e educação detentora das iniciativas REfuturiza EDU, REfuturiza EMPREGOS e REfuturiza CAMPUS. Voltada para jovens e adultos das classes C e D, a marca tem como propósito ajudar cada pessoa a despertar o seu potencial para reescrever a sua história e conquistar o seu sucesso. A iniciativa oferece cursos profissionalizantes, preparatórios e cursos de idiomas a partir de R$9,99.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp