23/06/2021 às 14h38min - Atualizada em 24/06/2021 às 00h00min

Como cuidar do bebê no inverno: dicas essenciais

Dicas para cuidar de um bebê no inverno

SALA DA NOTÍCIA Victor Augusto de Alencar
Pixabay
Os bebês precisam de muito mais cuidado do que os adultos, não é verdade? Um bebê requer atenção e cuidados específicos 24 horas por dia em todas as épocas do ano, mas em especial, durante o inverno, pois os bebês precisam ser mantidos aquecidos o máximo possível, pois podem se resfriar e pegar gripe facilmente. Mas você sabe como cuidar do bebê no inverno?

Essa é uma dúvida que muitas mamães têm, principalmente as mamães de primeira viagem que ainda não tem muita experiência com bebês e recém nascidos. E se você é uma dessas mamães, não se preocupe, pois hoje eu vou dar algumas dicas de como cuidar do bebê no inverno, assim você pode ficar mais preparada para cuidar do seu bebê na estação mais fria do ano.

Pois além do frio, no inverno, o clima costuma ser bastante seco e a combinação dessas duas coisas contribui muito com a proliferação de doenças respiratórias e proteger ao máximo os bebês dessas doenças é muito importante, e toda mamãe sabe disso e se preocupa com a saúde do seu bebê, exatamente por isso, vamos ver agora, sem mais delongas, as dicas de como cuidar do bebê no inverno.

Coloque roupas quentinhas

Vestir o bebê com mais de uma camada de roupa é uma excelente opção para manter seu bebê aquecido, por exemplo, você pode colocar um body por baixo e por cima um conjunto de criança. Lembre-se de colocar roupas que sejam de algodão, pois a lã pode causar alergias e roupas de nylon não são indicadas para épocas frias. Além disso, atente-se se o bebê começar a ficar irritado ou transpirar, nesse caso você deve remover uma camada de roupa, pois ele pode estar sentindo calor.

Prepare um banho quentinho

Na hora do banho, antes de levar o bebê para a banheira, deixe todos os ítens que irá precisar à mão e verifique a temperatura da água, pois se estiver muito quente pode machucar a pele do seu bebê. Uma dica para testar a água é colocar a pele que há entre os dedos indicador e polegar na água, pois é a região de pele mais sensível dos adultos.

Você também deve manter o ambiente em que irá dar banho no seu bebê aquecido, para que ele não sinta frio ao sair do banho e trocá-lo imediatamente, mas sempre secando ele muito bem, para que não fiquem gotículas de água e nem de sabão.

O tempo de banho também não deve ser muito longo, pois a água pode começar a esfriar e o seu bebê sentirá frio.

Cuidado ao sair de casa

Outra dica importante de como cuidar do bebê no inverno é ficar atenta à hora dos passeios. Evite sair após o banho e em horários em que a temperatura está mais baixa, o ideal é optar por passeios entre às 10 horas da manhã e às 17 horas da tarde. Além disso, como estamos em uma época de pandemia, o ideal seria evitar esses passeios.

Porém, quando for necessário sair com o seu bebê, você deve preferir vesti-lo com roupas quentinhas, como meias quentes, gorros, luvinhas e até mesmo um macacão ou conjunto de criança de inverno, pois assim você mantém o seu bebê completamente aquecido.

Cuidado com as visitas

Os bebês são uma enorme sensação entre os familiares, parentes e amigos, e todos querem visitá-los assim que nascem, mas nem sempre isso é uma boa ideia. Agora nessa pandemia de coronavírus eu nem preciso dizer que as visitas devem ser evitadas, não é verdade?

Mas caso aconteça, mantenha a visita e o bebê de máscara, faça a visita lavar as mãos com água e sabão, passar álcool em gel e evite que peguem o bebê no colo, além disso, mesmo que essa pandemia acabe, esses cuidados devem continuar sendo mantidos.

Na hora de dormir

Saber como cuidar do bebê no inverno na hora de dormir é muito importante, pois você deve cobrir o pequeno com uma coberta que seja específica para bebês e não é recomendado o uso de aquecedores, pois eles diminuem a qualidade do ar, deixando-o mais seco do que já fica durante o inverno e isso não faz bem para a saúde do bebê.

Como cuidar do bebê no inverno

Agora você já tem algumas dicas essenciais para te ajudar a saber como cuidar do bebê no inverno, mas além dessas dicas, você pode recorrer a livros e ao médico do seu pequeno também caso tenha algumas dúvidas, pois quando se trata de cuidados com um bebêzinho, informação nunca é demais.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Informações indisponíveis

0