São Paulo, junho de 2021 - De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Psicologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), a pandemia afetou a saúde mental dos brasileiros e os casos de depressão praticamente dobraram durante esse período. Para muitos, a solução para manter o bem-estar em dia foi buscar amparo online. Ao longo de 2020, os brasileiros baixaram mais aplicativos de bem-estar e saúde e também gastaram mais tempo dentro deles. Segundo um levantamento da consultoria internacional App Annie, o total de downloads desses apps cresceu 45% no Brasil, comparado ao ano anterior. O número é maior do que a média mundial, que foi de 30%.
Exemplo dessa alta procura é a Happy Help, plataforma que incentiva a colaboração e facilita trocas de ajuda relacionadas a negócios, saúde, aprendizados, bem-estar e muitas outras formas de apoio entre pessoas de qualquer lugar do Brasil. Atualmente, 70% do seu público declara ter interesse em assuntos de saúde, bem-estar e estilo de vida. “Observamos que a maioria das trocas são por assuntos referentes à psicologia, exercícios físicos e meditação. Além da plataforma ser uma alternativa para não perder o contato com outras pessoas, os usuários conseguem ajudar e ser ajudados nesse período difícil de forma gratuita e mútua”, explica a fundadora, Manuela Schmidt.
A ferramenta, que está disponível na web e em aplicativo (IOS e Android), possui funcionalidades exclusivas, como uma moeda interna que facilita as trocas, a possibilidade de encontrar pessoas próximas para a criação de redes de colaboração, e ainda ser recompensado pelo engajamento. As trocas podem ser virtuais ou presenciais, à critério dos usuários. “O momento mostra a necessidade de ampliar redes de colaboração, para que as pessoas consigam ter o apoio que precisam nesse momento”, explica Manuela. "Tem sido importante ter com quem contar. Acredito que a internet possa ser cada vez mais usada para o bem e se tornar um espaço mais humano”, conclui.
Happy Help, plataforma que incentiva a colaboração entre pessoas de qualquer lugar do Brasil
Outro destaque é o Glorify, app que conta com conteúdos exclusivos em áudio e texto, para promover o bem-estar e manter a saúde mental das pessoas em dia. A ferramenta, que passou a fazer parte da rotina de mais de 600 mil brasileiros desde janeiro deste ano, disponibiliza diariamente citações, passagens da Bíblia, reflexões, meditações guiadas, orações, histórias infantis e músicas.
“Sabemos que cada pessoa se desenvolve de um jeito, por isso, o aplicativo aplica técnicas de aprendizado, como pequenos exercícios e interações distintas - ambos comprovadamente bem-sucedidos na promoção de hábitos diários positivos”, explica Nando Valente, Head do Glorify Brasil. “Estamos comprometidos em aperfeiçoar cada vez mais a ferramenta para oferecer acolhimento e uma válvula de escape neste momento tão desafiador”, completa.
O Freeletics, aplicativo líder em exercícios físicos e estilo de vida com uso de inteligência artificial, é outra alternativa para quem busca manter a saúde mental em dia. A empresa registrou mais de um milhão de novos usuários brasileiros durante a quarentena, totalizando 3,6 milhões de clientes por aqui. O aplicativo oferece uma variedade de combinações de treinos quase infinita, que são criados especificamente para cada cliente, com base nas informações que o algoritmo do coach inteligente aprende com o usuário em cada exercício.
Freeletics, aplicativo líder em exercícios físicos e estilo de vida com uso de inteligência artificial, é outra alternativa para quem busca manter a saúde mental em dia
O app também oferece o recurso Coach da Mente, que ajuda as pessoas a criarem uma mentalidade equilibrada, voltada para objetivos, com sessões projetadas de treino em áudio. Com duração de 5 a 20 minutos, o coach ensina a estabelecer rotinas, lidar com contratempos, gerenciar o estresse e melhorar o foco, a recuperação e o sono. Além disso, o aplicativo disponibiliza o Coach de Nutrição, programa personalizado de alimentação com base no conceito de “comer limpo”. Os usuários informam se desejam emagrecer, ganhar massa muscular ou viver de forma saudável. Com quase 400 opções de receitas, o app atende a usuários vegetarianos, veganos ou piscitarianos.
No Brasil, o Freeletics registrou mais de 143 mil planos de treinamento desde o início da quarentena, em março de 2020. Os objetivos mais populares entre os brasileiros, que possuem idade média de 27 anos, são queimar gordura, ganhar músculos e melhorar o condicionamento físico. O dia da semana que mais registra a prática de exercícios físicos é terça-feira, seguido por quarta e quinta-feira. O horário preferido dos brasileiros é entre 18h e 19h, após o expediente. Para Daniel Sobhani, CEO do Freeletics, ver o engajamento dos brasileiros é uma motivação. "Estamos muito satisfeitos por oferecermos uma solução que pode ser um pequeno suporte para as pessoas agora, ajudando-as a lidar com a situação atual e mantendo-as em forma”, finaliza.
Sobre o Freeletics
O Freeletics foi fundado em 2013 com a missão de desafiar e inspirar as pessoas a se transformarem na melhor versão de si mesmas, tanto mental quanto fisicamente. Desde então, a empresa se tornou líder em coaching de treino e estilo de vida com uso de Inteligência Artificial (IA). Hoje o Freeletics conta com 51 milhões de usuários em mais de 160 países. O aplicativo Freeletics não é apenas o aplicativo fitness nº 1 da Europa, mas também oferece a mais avançada tecnologia de IA do mercado. Ele coloca um personal trainer no seu bolso, permitindo que você treine a qualquer hora, em qualquer lugar, com planos e exercícios super personalizados. Sua tecnologia de IA permite que o aplicativo aprenda com seus 50 milhões de usuários e seus feedbacks individuais, para atender a todos de forma personalizada. Assim, são desenvolvidas Training Journeys inteligentes e projetadas de forma exclusiva para cada usuário, até o último exercício. Para mais informações sobre o Freeletics, acesse www.freeletics.com. Para baixar gratuitamente o aplicativo Freeletics, visite a App Store ou a Google Play Store. Para ganhar uma assinatura e testar o aplicativo, por favor, entre em contato.