22/08/2022 às 19h09min - Atualizada em 23/08/2022 às 00h02min

Varíola dos macacos: Anvisa orienta clínicas de reprodução assistida

Embora não haja caso confirmado de transmissão através de células de embrião, sangue ou tecidos, há potencial para doença ser transmitida por material biológico, diz Anvisa.

Agencia Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-08/variola-dos-macacos-anvisa-orienta-clinicas-de-reproducao-assistida

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nota técnica (NT 34/2022) com orientações aos centros de reprodução humana (CRHA) assistida envolvendo a varíola dos macacos.



Segundo a agência, embora nenhum caso de transmissão do vírus por meio de células de embriões, sangue ou tecidos tenha sido confirmado, existe potencial para a transmissão por material biológico. A suspeita está baseada em estudos científicos limitados, ou seja, que estão disponíveis neste momento.



Por medida de precaução, a Anvisa recomenda que pessoas com sintomas da doença não doem embriões e gametas pelo período mínimo de 21 dias após o início dos sintomas e a cura total das lesões. Pacientes assintomáticos que tenham contato com pessoas com casos suspeitos ou confirmados devem evitar a doação também por 21 dias, a partir do último dia de exposição ao vírus. 



"A nota técnica alerta aos médicos, aos responsáveis pelos CRHA e aos pacientes que observem sinais ou sintomas sugestivos da doença, ou mesmo se os pacientes tiveram contatos com pessoas ou animais doentes, para que possam realizar criteriosa avaliação de riscos e benefícios, considerando as possíveis complicações relacionadas à infecção com MPXV [vírus da varíola] durante a gravidez", informa a Anvisa. 



Mais cedo, o Ministério da Saúde lançou a campanha nacional de prevenção à doença



O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou que o fato de não existir um tratamento específico para a doença não quer dizer que ela não tenha tratamento. Segundo Queiroga, sintomas como dor podem ser amenizados com medidas específicas.




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-08/variola-dos-macacos-anvisa-orienta-clinicas-de-reproducao-assistida


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp