25/08/2022 às 19h31min - Atualizada em 26/08/2022 às 00h01min

Como melhorar o desempenho na corrida?

Conheça os melhores suplementos e os produtos que fazem a diferença na performance e na recuperação dos esportistas que voam baixo nas pistas

SALA DA NOTÍCIA Rosangela Andrade
https://inpresspni.com.br/

Divulgação/Herbalife

Ajustar a técnica das passadas, ter uma frequência no esporte e investir em treinamento resistido (musculação) são essenciais para quem busca um melhor rendimento na corrida. Mas não é só isso. Uma alimentação adequada e combinada ao uso de suplementos também é imprescindível para atender as demandas do esporte e fazer diferença na performance.

Principalmente para os atletas de longas distâncias, que sofrem com o maior desgaste físico, os suplementos são importantes para manter o ritmo da prova, reduzir o desgaste e possibilitar a boa recuperação do corpo”, comenta Nataniel Viuniski, médico nutrólogo membro do Conselho Consultivo da Herbalife Nutrition do Brasil.
 
Entenda quais são os suplementos essenciais para os corredores e saiba como consumi-los.

Carboidrato

Imprescindível para um melhor desempenho nas pistas, pois é a fonte de energia mais rápida para o corpo manter os músculos em atividade e também possibilita dar mais intensidade às passadas. “A disponibilidade de carboidrato no organismo está diretamente relacionada à performance do atleta. Sem carboidrato suficiente, aumenta-se a percepção de esforço e a fadiga do esportista”, de acordo com o nutrólogo. Como consumir: O American College of Sports Medicine -- entidade referência em medicina esportiva -- recomenda o consumo de carboidrato de acordo com o peso do esportista, seu nível de treinamento e tempo de atividade (veja na tabela). Por exemplo, uma pessoa de 60 kg que corre moderadamente por cerca de uma hora e meia ao dia, deve consumir entre 300g e 420g de carboidrato diariamente.

Atividade

Tempo

Carboidratos

Leve

< 1 hora/dia

3-5 g kg/dia

Moderada

> 1 hora/dia

5-7 g kg/dia

Elevada

1-3 horas/dia

6-10 g kg/dia

Muito elevada

> 4-5 horas/dia

8-12 g kg/dia

Referencial de consumo de carboidratos para esportistas

Fonte: American College of Sports Medicine

Cafeína

De acordo com a revisão de 40 estudos, a cafeína realmente contribui para reduzir a percepção de esforço do atleta no exercício e possibilita que ele permaneça mais tempo em atividade. Para aproveitar seus benefícios, é importante consumi-la da forma correta e sem exageros. Ao atleta que busca performance , é prioritário garantir boas reservas de carboidrato para mais energia e, então, usar doses moderadas de cafeína para estímulo extra. Sem o carboidrato, as reservas de energia se esgotam rapidamente e o efeito pode ser contrário. Além disso, o consumo de cafeína em excesso pode levar à taquicardia, à pressão alta e ainda contribuir para a desidratação em pessoas mais sensíveis à substância (por meio de diarreia). Como consumir: A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda o consumo diário máximo de 400 mg de cafeína, no entanto, essa dose pode ser alta para algumas pessoas. Por isso, o ideal é evitar “experiências” no dia da prova e testar o consumo da substância 30 minutos antes dos treinos mais intensos para avaliar o efeito no corpo e no desempenho.

 

Whey Protein

Um dos papéis da proteína é construir e recuperar os diversos tecidos do corpo. Portanto, seu consumo contribui com o ganho e a manutenção dos músculos que são escalados pelo exercício físico. Os suplementos proteicos são grandes aliados pela praticidade e versatilidade. Como consumir: “Estudos demonstram que a proteína é mais bem aproveitada quando inserida nas diversas refeições do dia. Portanto, além do almoço e do jantar, também é importante incluí-la nos lanches”, esclarece o nutrólogo. Segundo orientações do American College of Sports Medicine (ACSM, 2016), a quantidade recomendada de proteína pode variar entre 1,2 e 2,0g por kg de peso corporal ao dia e deve ser calculada para cada indivíduo por um nutricionista.

Glutamina

Aminoácido de suporte ao sistema imunológico após períodos de exercícios mais intensos e de reforço extra no reparo muscular, a glutamina também é um dos suplementos indicados para corredores. Como consumir: Recomenda-se a ingestão diária de 5 gramas do suplemento em pó (diluído em água, sucos ou vitaminas) ou em cápsulas.

Isotônicos

Por possuírem a mesma osmolalidade do plasma, os isotônicos repõem rapidamente os sais minerais e os carboidratos consumidos durante a prática de exercícios e são indicados para treinos acima de uma hora. Como consumir: Após uma hora de atividade, é recomendado o consumo de 200 ml de isotônico a cada 30 minutos. Durante a primeira hora de atividade, a água é suficiente. Ao final da prática, o atleta também pode verificar o peso perdido em comparação ao do início e compensar a diferença com isotônico nas horas seguintes. Por exemplo, se estiver 500g mais leve, deverá repor 500 ml para boa recuperação.

Como adquirir produtos Herbalife Nutrition  

Os produtos Herbalife Nutrition são comercializados exclusivamente por Consultores Independentes. Eles também estão disponíveis nos EVSs (Espaços de Vida Saudável) -- procure o mais próximo de você -- e para compra online direto da Herbalife, por meio do programa Cliente Premium, que oferece descontos progressivos, entrega em domicílio, promoções exclusivas e todo o serviço personalizado do consultor independente (para quem se interessar). Para se cadastrar como Cliente Premium, acesse o site Link ou fale com um Consultor Independente Herbalife Nutrition.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp