24/06/2021 às 09h59min - Atualizada em 25/06/2021 às 00h00min

Apesar de proteger contra infecções, 60% dos brasileiros não higienizam seu nariz

Estudo mostra que a grande maioria limpa o nariz da maneira errada

SALA DA NOTÍCIA Carlos Silva
Xlear
Sam Lion

A higiene de algumas partes do corpo é muito importante para barrar contaminação e infecção por vírus e bactéria. Uma pesquisa recente realizada pela Toluna Insights em parceria com a  Xlear, com 600 pessoas, mostrou que a maioria dos brasileiros (96.5%) lavam suas mãos mais de uma vez ao dia.
No entanto, o mesmo não acontece com outras partes do corpo como o nariz, o qual é o local com mais infecção no corpo e deveria ser higienizado mais do que as mãos. Os dados da pesquisa destacaram que essa não é  a realidade no Brasil, já que apenas 40% dos brasileiros  lavam seu nariz mais de uma vez ao dia.
Além dos brasileiros não serem conscientes sobre a importância da higiene do nariz, quando o decidem limpar, o fazem da maneira errada. A maioria (46.33%) limpa com água e sabão, seguidos por aqueles que utilizam lenço (38.5%). Menos de 30% lavam com spray específico para o nariz. Apesar de ser um número menor, é impressionante que  24.5% limpam o nariz apenas com seus próprios dedos e 22.83% com cotonete. De acordo com médicos, limpar o nariz de maneira apropriada é uma maneira efetiva de prevenir doenças virais.
Problemas respiratórios são a segunda causa principal pela qual os brasileiros param suas atividades devido a um problema de saúde, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019. Mesma tendência é vista nos Estados Unidos. “Quase 80% das visitas de atenção primária aos médicos são devido aos problemas respiratórios das vias aéreas, o simples fato de lavar seu nariz poderia evitar uma ida ao médico”, diz Dr Gustavo Ferrer, professor associado de medicina e fundador da clínica de doença pulmonar Cleveland Clinic Florida.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Informações indisponíveis

0