29/08/2022 às 18h28min - Atualizada em 29/08/2022 às 20h00min

Ganhar massa muscular depende de constância, alimentação, hidratação e descanso

Seguir o treino adequado e manter hábitos saudáveis possibilitam o ganho de pelo menos um 1 kg de massa por mês

SALA DA NOTÍCIA 2PRÓ Comunicação
https://www.ciaathletica.com.br

São Paulo, agosto de 2022 – Um dos principais desafios de quem deseja ganhar massa muscular – formalmente chamada de hipertrofia muscular – é encontrar a fórmula ideal para conquistar resultados mais rapidamente. Ainda que não exista uma receita única, seguir o treino adequado, ter uma boa alimentação, manter a hidratação e descanso são essenciais para atingir seus objetivos. A pessoa que consegue manter essa rotina consegue ganhar, em média, um quilo de massa magra por mês.

Mônica Marques, diretora técnica da Cia Athletica, explica que a hipertrofia depende de três processos. O primeiro é o catabolismo, que é quando os músculos perdem substâncias – tais como água, glicogênio e proteínas – que compõem sua estrutura após receber sobrecarga. Após o treino, o próprio organismo começa a repor esses insumos por meio do processo chamado anabolismo. 

“Para que o corpo consiga repor tudo o que foi perdido, ele precisa de uma boa alimentação, recuperação e uma boa noite de sono, pois é durante o descanso que a hipertrofia acontece. A rotina saudável permite que o organismo reponha todas as substâncias consumidas durante o exercício e fabrique um pouco a mais. Conforme essa quantidade extra se acumula, ocorre o ganho de massa muscular”, detalha a especialista.

Além de adotar esses hábitos, é necessário que o treino seja adequado. Não basta apenas fazer musculação, é preciso usar a sobrecarga ideal para estimular os músculos sem causar lesões. A recomendação é treinar de duas a seis vezes na semana, intercalando os exercícios – se hoje o trabalho foi de pernas, amanhã o foco deve ser nos braços, por exemplo. Portanto, o acompanhamento profissional faz toda a diferença. 

“Depois de um mês ou mais, a pessoa precisa trocar a carga ou o treino para continuar com a hipertrofia muscular, lembrando sempre que o mesmo grupo muscular deve ser trabalhado pelo menos duas vezes na semana. O aumento progressivo da carga provoca a sensação de queimação no músculo, isso significa que o exercício está estimulando a hipertrofia. Por isso, não pare quando sentir esse desconforto”, orienta Mônica.

Quem deseja ganhar massa muscular também deve estar atento à alimentação, que deve ser rica em proteínas em todas as refeições para manter os níveis de aminoácidos – responsáveis pela recuperação do músculo – altos. Não é necessário deixar o consumo de carboidratos e gorduras boas de lado, basta que a dieta seja balanceada, com frutas e outros alimentos, e que a pessoa coma a cada três horas.

Porém, de nada adianta ter uma boa alimentação sem a hidratação adequada, já que ela é responsável pela formação de proteínas e outros processos importantes para o bom funcionamento do corpo. A orientação é beber o equivalente a 35 mililitros de água por quilo diariamente – uma pessoa de 70 quilos deve consumir aproximadamente 2,5 litros. Sucos adoçados, refrigerantes e até isotônicos devem ser evitados.

Vale lembrar que não existe fórmula mágica e cada corpo funciona de um jeito. Questões hormonais estão entre as principais influências no ganho de massa muscular. A testosterona, por exemplo, estimula a hipertrofia muscular. Assim, homens costumam ter um crescimento muscular maior do que as mulheres. Mesmo assim, o volume de aumento de massa depende dos níveis hormonais de cada indivíduo.

Sobre a Companhia Athletica

A Companhia Athletica está presente no mercado há mais de 37 anos e conta com 16 unidades em operação nas 5 regiões do país. Foi a primeira rede de academias a funcionar aos sábados, domingos e feriados (exceto Natal e Ano Novo), oferecendo também um dos maiores parques aquáticos do Brasil, com 22 piscinas, sendo 11 semiolímpicas. Juntas, as unidades somam  mais de 60 mil metros quadrados de área construída de academia, fora estacionamentos.

A Cia Athletica se firmou como referência no fitness brasileiro pela seriedade e profissionalismo em seus processos. A primeira unidade foi inaugurada em 1985, em São Paulo. Instalada na Rua Kansas (Brooklin), nascia como primeiro espaço construído especialmente para abrigar uma academia de ginástica no Brasil. 

Sempre em linha com as novas tendências, hoje a rede de academias disponibiliza para os seus alunos o CiaOn, aplicativo de celular que reúne diversas funcionalidades, como a grade de horário das aulas, os treinos elaborados pelos professores e agora também aulas e treinos remotos.

Mais informações: https://www.ciaathletica.com.br

 

Informações para a imprensa

2PRÓ Comunicação

Myrian Vallone - [email protected] / Cel. +55 11 98378.3888

Marcela Lage - [email protected] / Cel. +55 11 98555.1999

https://www.2pro.com.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp