29/08/2022 às 18h18min - Atualizada em 30/08/2022 às 00h01min

Projeto Mundo da Leitura apresenta o mundo mágico dos livros para as crianças do Ensino Fundamental da rede pública de Niterói

Iniciativa da Evoluir com o patrocínio da Enauta tem como objetivo não apenas estimular o hábito de ler entre a criançada, mas também abordar temas essenciais para a formação cidadã de forma lúdica

SALA DA NOTÍCIA Priscila Gomes da Silva
https://editoraevoluir.com.br/

Divulgação - Evoluir

A cada página, uma aventura e uma oportunidade de desenvolver habilidades para atuar em prol de um mundo melhor. É assim que o projeto Mundo da Leitura 2ª edição, que começa neste mês em cinco escolas da rede pública de Niterói (RJ), convida as e os estudantes a se divertirem enquanto aprendem. A iniciativa da Evoluir, com patrocínio da companhia do setor de exploração e produção de petróleo e gás Enauta e apoio da Secretaria Municipal de Educação, inclui a doação de 50 diferentes obras literárias infanto-juvenis, incluindo títulos da Editora Evoluir e de diferentes editoras, totalizando 100 livros para cada unidade escolar, além da capacitação de mais de 30 professoras e professores em atividades pedagógicas relacionadas com o incentivo à leitura. Cerca de 900 crianças serão diretamente impactadas.

“Ao mesmo tempo em que estimula o hábito da leitura entre a criançada, o Mundo da Leitura amplia o acervo das escolas sobre temas fundamentais relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com olhar especial diante do ODS 14, que trata da conservação e do uso da vida marinha. Entendendo, por exemplo, a importância dos manguezais - verdadeiros berçários da vida animal aquática”, explica Francis Dias, coordenador do projeto na Evoluir. “Também vamos falar de inclusão social e outros cuidados com o meio ambiente”.
 

Francis destaca ainda que as atividades propostas no Mundo da Leitura contribuem para que as e os estudantes desenvolvam habilidades e competências relacionadas à BNCC – Base Nacional Comum Curricular. “O intuito é colaborar para promover o domínio de questões como a oralidade e a interpretação de textos, estimulando igualmente a criatividade e a expressão de emoções e sentimentos das crianças e adolescentes”, diz. “São aprendizados que levarão para a vida e que, ao lado do conteúdo de valor transmitido, certamente vão desenvolver sua formação cidadã”, completa o coordenador da Evoluir.

“Ler ajuda a estimular o cérebro e a desenvolver o senso crítico. Aguça a imaginação e a criatividade. Por meio do incentivo à leitura, a Enauta quer oferecer aos jovens condições reais de acesso à informação e à cultura, ajudando na construção da personalidade, dos pensamentos e das decisões”, diz o CEO da Enauta Energia,  Décio Oddone. 

A realização do Projeto Mundo da Leitura em Niterói prevê ainda eventos de contação de histórias e a disponibilização de vídeos que podem ser usados em sala de aula. Para assegurar a inclusão de pessoas com deficiência visual e no auxílio de pessoas com deficiência intelectual ou dislexia, alguns livros do acervo doado possuem audiodescrição.

 

Sobre o Mundo da Leitura 

O Mundo da Leitura, projeto idealizado e executado pela Evoluir, vai muito além do incentivo à leitura. Abre espaço para a conversa sobre quem somos nós, como podemos ser mais felizes, contribuindo, assim, para a evolução da vida e para o equilíbrio da nossa relação com o meio ambiente e o planeta que habitamos. Os livros, que são disponibilizados para bibliotecas municipais e de escolas públicas, também são a ferramenta chave para melhorar a qualidade do aprendizado, da capacidade de análise crítica e síntese, bem como o entendimento de sua própria realidade.

 

Sobre a Enauta

A Enauta é uma das principais empresas de controle privado do setor de exploração e produção no Brasil. Com equilibrada atuação ao longo da costa do país, possui dois ativos produtores: o Campo de Atlanta, localizado nas águas profundas da Bacia de Santos, no qual detém a operação com 100% de participação, e o Campo de Manati, um dos principais fornecedores de gás da região Nordeste, no qual detém 45% de participação. Listada no Novo Mercado da B3 desde 2011, por meio do ticker ENAT3, a Enauta atua com foco na geração de valor para seus acionistas e sociedade em geral, incluindo seu forte compromisso com as questões ESG.

 

Sobre a Evoluir

A Evoluir é uma empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral. Possui mais de 20 anos de experiência em investimento social privado e auxilia empresas a realizarem suas ações e estratégias sociais de forma segura e eficiente. Com atuação em âmbito nacional e internacional a empresa atua por meio de prestação de serviços, editais e leis de incentivo à cultura. Acredita na educação como força para transformação e torna esse ideal em realidade por meio de projetos especiais, assessoria pedagógica e produção de conteúdo direcionado. Saiba mais no site da evoluir


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp