25/06/2021 às 11h43min - Atualizada em 26/06/2021 às 00h00min

Reeducação alimentar: x maneiras simples de usar no dia a dia

Dicas de como ter uma alimentação adequada

SALA DA NOTÍCIA Victor Augusto de Alencar
Pixabay
Cada vez mais pessoas estão adoecendo devido ao consumo exagerado de alimentos com alto teor de açúcar e sódio, com hábitos pobres de nutrientes que o nosso organismo necessita para seu correto funcionamento, desencadeando doenças que poderiam ser evitadas se adotarem hábitos saudáveis como a reeducação alimentar, que diferente de uma dieta é uma mudança de comportamento contínuo.

A reeducação alimentar é uma mudança de hábitos alimentares com a finalidade de melhor qualidade de vida, contribui para prevenção de doenças, como cardiovasculares, obesidade e diabetes. Mudar pode ser um desafio para muitas pessoas, pois exige disciplina, foco, que pode ser difícil, pelo menos no começo.

Portanto, a reeducação alimentar não pode ser tratada como uma dieta, sendo uma mudança de hábitos que o indivíduo terá que fazer, para conquistar mais saúde, bem estar físico e emocional e mais qualidade de vida. Sua proposta é a redução do consumo de comidas industrializadas, como refrigerantes, doces, fast food, salgadinhos, dentre outros malefícios à saúde. E adotar alimentos ricos em nutrientes, como frutas, verduras, legumes, ovos e carnes de diversos tipos.

Mas calma, tudo é um processo de adaptação, e neste artigo mostraremos que é possível adotar um consumo de alimentos nutritivos com um sorvete de fim de semana. A seguir, veremos maneiras simples de usar reeducação alimentar no dia a dia. Confira!

Como começar a reeducação alimentar

Começar é sempre o mais difícil, mas comece, com novos hábitos alimentares os benefícios logo apareceram e sua saúde agradecerá. Listamos alguns passos para dar início a esse processo:
 
  • Livre-se da tentação: Primeiro passo é se livrar das guloseimas que ocupam sua geladeira e seu armário. Refrigerantes, doces no geral, salgadinhos, frituras, comidas prontas,etc. Fazer essa limpeza ajuda no seu processo de reeducação alimentar, acostumar a mente é o primordial para se alcançar objetivo.
  • Crie uma rotina: A organização das suas refeições será seu aliado, monte cardápio marmita fitness, tenha sempre os alimentos da semana em casa, facilitando assim seu dia a dia corrido.
  • Beba mais água: Sabemos que nosso corpo é composto de 70% a 80% de água, manter-se hidratado é muito importante para o bom funcionamento de nosso organismo. Tenha sempre uma garrafinha perto, além da água, chás e alimentos como melancia, maçã, que contém água também fazem parte dessa hidratação.
  • Prepare suas refeições: Destine um tempo para cozinhar em casa com alimentos naturais e mais frescos, frequente feiras e casas de carnes com mais frequência. Uma dica para facilitar sua vida, prepare seu cardápio marmita fitness e congele-as,muito mais prático e rápido, já deixe os alimentos descascados e cortados, use temperos naturais na preparação dos alimentos.
  • Corpo em movimento: Comer de forma saudável é a chave e aliando a prática de exercícios físicos os benefícios à saúde ganham mais força, manter o corpo em movimento é muito importante para a melhoria do bem estar físico e emocional, procure aliar uma atividade física com prazer para um maior desempenho e frequência. Um exemplo, se gosta de andar de bicicleta, mas odeia correr, opte pela bicicleta, assim será muito mais prazeroso e não corre o risco de desistir no meio do caminho.
  • Faça exames médicos: Esteja com os exames em dia, para conferir os resultados da sua mudança alimentar, veja onde está melhorando e onde ainda precisa melhorar. Consulte um profissional qualificado, de 6 a 6 meses.
  • Tire um dia para você: Se dê uma folga, tenha um momento de descontração e lazer. Um dia na praia, uma pesca com os amigos, comer uma comida favorita, até mesmo fazendo uma reeducação alimentar, é permitido comer uma besteirinha, claro que sem exageros.
  • Tenha um bom sono: Descansar é um dos passos a seguir. Ter uma boa noite de sono é fundamental, afinal não somos máquinas, faça pausas, relaxe, que no outro dia tem mais

Vimos alguns passos para a reeducação alimentar, mas um alerta vai para os exageros, mesmo sendo uma prática saudável todo cuidado é pouco quando se trata de saúde. Esteja sempre atento aos exames médicos, busque orientação profissional capacitada e não deixe de seguir as maneias simples de usar reeducação alimentar no dia a dia.

E como dito uma mudança de hábitos alimentares tem que ser conciliada a um momento prazeroso, algo que dê a sensação de bem estar.
Esperamos que essas dicas tenham te motivado a mudar seus hábitos alimentares, contribuindo para uma vida mais saudável e livre de doeças. Comente e compartilhe com os demais, até a próxima!


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Informações indisponíveis

0