01/09/2022 às 16h09min - Atualizada em 02/09/2022 às 00h01min

Bonito por fora, feio por dentro

*Lucas Portilho

SALA DA NOTÍCIA MXP Comunicação Ltda

Foto: divulgação

Com o aumento dos procedimentos estéticos e harmonização facial, todos podemos ter um aspecto mais jovem e bonito, mas já pararam para pensar se por dentro a pele também está saudável?

Quando uma pessoa resolve se submeter a um procedimento estético como preenchimento para diminuir linhas de expressão, corrigir as bochechas caídas ou reduzir a contração de rugas usando toxina botulínica significa que algo dentro da pele dessas pessoas não está funcionando bem. O mau funcionamento pode estar relacionado com redução de colágeno (fibras de sustentação da pele) de elastina (fibras que proporcionam elasticidade à pele) e falta de glicosaminoglicanas (substância que preenche a pele e mantém a pele mais hidratada, da qual a mais famosa é o ácido hialurônico).

Essa deficiência de colágeno, elastina e glicosaminoglicanas reduz conforme envelhecemos e piora ainda mais quando nos expomos excessivamente ao sol ou mantemos hábitos pouco saudáveis como má alimentação e tabagismo.

O resultado é uma pele doente por dentro, e que por fora começa a se tornar ressecada, com linhas de expressão, sem brilho e flácida. Os procedimentos estéticos são sim recomendados nestes casos, mas nenhum deles consegue repor o colágeno perdido e nem mesmo o ácido hialurônico que injetamos vai fazer nossa pele produzir mais ácido hialurônico, ele vai apenas preencher o que está faltando.

Por isso nunca devemos esquecer de associar tratamentos tópicos e orais para aumento de colágeno, elastina e glicosaminoglicanas, que tem como objetivo tratar o que está dentro da pele, enquanto os procedimentos estéticos tratam o lado de fora.

Em primeiro lugar, nunca esquecer do protetor solar, pois a partir dessa simples aplicação já protegemos as fibras de sustentação contra os danos causados pelos raios ultravioleta emitidos pelo sol.
Utilizar produtos dermatológicos com vitamina C, retinol, niacinamida, ácido hialurôrico, fatores de crescimento, manteigas e óleos vegetais é fundamental para fazer com que as células da pele voltem a produzir colágeno, elastina e glicosaminoglicanas.
Existem também suplementos e antioxidantes orais que auxiliam e são importantes adjuvantes para nos deixar saudáveis por dentro. Os peptídeos de colágeno hidrolisado são importantes para estimular o melhor funcionamento dos fibroblastos, células da derme que produzem colágeno, além de antioxidantes como extrato de cranberry e resveratrol que mantém nossa pele com menos radicais livres e menos inflamação.

Devemos sempre procurar profissionais capacitados e habilitados para escolher as dosagens e combinações que podem ser associadas aos tratamentos estática mais invasivos para assim termos uma pele bonita por fora e saudável por dentro.

 

*Lucas Portilho é Farmacêutico e Especialista em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp