08/09/2022 às 16h23min - Atualizada em 09/09/2022 às 00h45min

DIA DO VET: Elanco Saúde Animal lança episódio de podcast sobre saúde mental do médico-veterinário

Episódio é destaque do Podcast #MovimentoElanco em setembro, mês do médico-veterinário

SALA DA NOTÍCIA Elabore Estratégia

Dicas para o desenvolvimento do negócio, para o empreendedorismo criativo, para o exercício clínico no tratamento e prevenção de doenças em cães e gatos, e até mesmo para a construção de uma arquitetura mais humanizada nas clínicas veterinárias são exemplos da pluralidade de temas já debatidos no podcast #MovimentoElanco. Hospedado na plataforma Spotify, o podcast já conta com mais de 20 episódios com conteúdo exclusivo voltado a médicos-veterinários, sempre com a participação de especialistas convidados e curadoria editorial integralmente produzida pelo time técnico da Elanco Saúde Animal, segunda maior empresa do segmento em todo o mundo. “O objetivo deste canal é apoiar o médico-veterinário pet em sua trajetória profissional, não somente dentro de aspectos técnicos da profissão, mas também no que diz respeito à gestão da carreira. Por isso, dentro dessa nossa visão holística, em setembro, quando celebramos o Dia do Médico-veterinário, lançamos um novo episódio, dessa vez sobre a saúde mental desse profissional”, diz Rosemary Vidor, Diretora de Marketing da Elanco para Brasil e Cone Sul.  

Segundo Rosemary, o novo episódio, intitulado “Como manter uma boa saúde mental, com a psicóloga Fátima Guimarães” e que será disponibilizado aos ouvintes amanhã, dia 9 de setembro, vem em boa hora. “Sabemos que o exercício da profissão, não só nas clínicas, mas também no campo e em outras frentes nas quais o médico-veterinário pode atuar, como empresas, órgãos reguladores e hospitais veterinários, entre outros, possui desafios contínuos e uma carga elevada de trabalho que podem levar o profissional a desenvolver um desgaste mental crônico e até mesmo a síndrome de burnout”, diz. 

Pesquisas norte-americanas já revelaram que o índice de suicídio na categoria pode chegar a ser 3,5 maior do que no restante da população, daquele país. No Brasil, de forma geral, cerca de três em cada dez trabalhadores sofrem com o burnout, o que nos coloca na segunda posição entre os países que mais diagnosticam a doença em todo o mundo.

Neste novo episódio do #MovimentoElanco, Mariana Cappelanes Flocke e Tatiana L. R. Pavan, médicas-veterinárias e consultoras técnicas da Elanco, conversam com Fátima Guimarães, psicóloga, especialista em Gestão de Pessoas e business partner de RH da Elanco, sobre o estresse crônico, especialmente na medicina veterinária, e como essa condição pode e deve ser gerenciada, dentro das suas múltiplas causas. No novo episódio, a especialista ajuda os profissionais, por exemplo, a reconhecerem os sinais da síndrome de burnout e a diferenciarem a sensação de cansaço e a fadiga por compaixão, que se traduz na carga emocional de quem cuida de quem sofre, do quadro de exaustão relacionada ao trabalho. Também conversam sobre como essa condição pode ser tratada e a importância do acompanhamento profissional para quem desenvolve a doença, e sobre fatores fundamentais para identificar o problema e reverter o quadro.

“O #MovimentoElanco é uma das formas pelas quais procuramos estabelecer um contato próximo aos médicos-veterinários, para apoiá-los em seu crescimento profissional contínuo, em diversos âmbitos da vida. Este novo episódio sobre a saúde e bem-estar dos nossos colegas é, neste mês dedicado à profissão, um convite ao autocuidado, fundamental ao desenvolvimento pessoal, interpessoal e profissional também, claro”, diz Rosemary, que também é médica-veterinária.

O podcast da Elanco possui uma série de outras entrevistas interessantes aos médicos-veterinários, oferecendo atualização, novas soluções terapêuticas, técnicas de marketing, entre outros assuntos relevantes, sempre obedecendo a três tópicos centrais: o técnico, com foco em temas e atualizações referentes à medicina veterinária; o sobre empreendedorismo, com dicas sobre marketing digital e relacionamento com os clientes, e o tópico relacionado ao bem-estar, que debate questões como saúde, desafios no atendimento, relacionamento com tutores, abordagem emocional com clientes e suporte emocional nos momentos de crise ou luto.

”O #MovimentoElanco integra nossos projetos que respondem à nossa meta de contribuir para a melhoria do bem-estar dos pets, o que depende também, claro, do bem-estar de quem cuida deles”, completa Rosemary.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp