12/09/2022 às 15h28min - Atualizada em 13/09/2022 às 00h01min

Como a falta de dentes afeta a autoestima

SALA DA NOTÍCIA Victor

 

Você já se imaginou sem uma dentição? Como seria para mastigar, sorrir ou até mesmo para conversar? A falta de dentes prejudica todas as situações, além de influenciar na autoestima e em todo o relacionamento social

Quais doenças podem ocasionar a perda de dentes? 

Mesmo sabendo que a perda de dentes pode causar muitos problemas, poucas pessoas sabem se realmente estão correndo esse risco.

Existem algumas doenças que podem ser as principais colaboradoras para a perda dos dentes, que são:

  • Cáries;
  • Gengivite;
  • Doença periodontal;
  • Bruxismo;
  • Tártaro.

 

É importante observar ao sentir dor nos dentes quando ingere algo gelado ou doce, porque esse é um dos principais sintomas da cárie e ela é a principal causadora da perda dentária.

No começo, é uma dor leve e moderada e só aparece na ingestão desses alimentos, mas na medida que ela vai progredindo, a dor fica mais intensa e constante.

O dente que é atingido pela cárie, vai se dissolvendo pela ação das bactérias e isso vai fragilizando a estrutura dentária, onde deixa ele mais vulnerável a fratura poder de levar a perda de dente, sendo necessário o acompanhamento com o dentista especialista em prótese dentária.

Por muitas das vezes, o dente pode não fraturar e, nessa situação, é necessário fazer a remoção do dente para evitar demais infecções.

Existem situações em que pessoas sofrem traumas, por meio de acidentes, nesse caso, dependendo da intensidade do impacto, é possível fazer a recolocação do dente, se o paciente for rapidamente ao dentista para fazer o pronto-atendimento.

Ou então, o paciente sofre o trauma e a raiz fica sobre a gengiva, nessa situação é possível fazer a colocação de uma prótese removível, apoiada nos dentes vizinhos. 
 

Sua gengiva sangra? Ou o seu dente se encontra amolecido? 

Caso isso aconteça, é importante se atentar, porque é um dos sinais da gengivite. Essa é uma inflamação da gengiva e é facilmente detectado quando faz a higienização ou passo o fio dental e nota o sangramento.

Quando essa infecção evolui, ela é chamada de periodontite,se chegar a esse nível, é porque as bactérias atingiram o osso que sustenta o dente. Em algumas situações é necessário extraí-lo antes dele cair.

Essa situação irá causar a perda dos dentes, e será necessário que o paciente vá até as clínicas dentárias de implantes.
 

Como o bruxismo pode influenciar na perda de dentes? 

Se você tem dificuldades ao abrir a boca quando acorda e cansaço nos músculos faciais, é possível que você tenha bruxismo, que é um hábito Inter voluntário de ranger ou apertar os dentes.

A força que exerce quando está rangendo os dentes é tão grande que se o dente tiver uma restauração um canal ele pode fraturar.

E se não tomar cuidado essa fratura pode levar à perda do dente.  Nessa situação é importante que o paciente pesquise sobre o implante dentário quanto custa em média.

Grande parte dos problemas dentários são silenciosos e difíceis de perceber, para evitar a perda de dentes é importante manter uma higienização adequada, prestar atenção nos sintomas e sempre procurar um dentista regularmente.

Quando for ao dentista, peça uma instrução de como realizar a escovação, porquanto para ser eficiente ela deve ser realizada de maneira correta. 
 

Quais são os efeitos emocionais que a perda do dente pode causar? 

Perder os dentes afeta a saúde física, mas não é só isso, ela também mexe com o bem-estar emocional.

Ao ter um ou mais dentes extraídos, a autoestima se abala, assim como a confiança em conversar com as outras pessoas e fazer refeições em público.

Além disso, irá interferir nas relações de trabalho, pessoais e de relacionamento, por isso,  que é o perceber a ausência do dente é importante imediatamente realizar um implante odontológico.

Existem pessoas que têm muita vergonha quando se trata da perda de dente, mas é interessante não omitir a situação e sim procurar ajuda, para que evite demais problemas tanto emocional quanto físico.

Procure um profissional e especialista de qualidade, ele irá indicar os tratamentos adequados e se necessário for poderá até mesmo partir para uma cirurgia de implante dentário.

Cuide da alimentação, faça uma boa higienização e nunca se esqueça de ter a ida periódica ao dentista.


Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp