13/09/2022 às 11h54min - Atualizada em 15/09/2022 às 00h01min

Ensino Superior, Tecnologia e Pesquisa nas novas instalações do CETIQT, na Barra da Tijuca

Espaço possui mais de 16.000 m² e abriga a Faculdade e o Instituto de Tecnologia Têxtil e de Confecção

SALA DA NOTÍCIA Target Assessoria de Comunicação

Divulgação
O maior Centro de Tecnologia para as indústrias da Moda e Química, o CETIQT, está de casa nova, na Barra da Tijuca (Av. Luís Carlos Prestes, 230). O espaço reúne a sua Faculdade, ofertante dos  cursos de Design de Moda, Engenharia de Produção e Engenharia Química, e o Instituto de Tecnologia Têxtil de Confecção.  

A faculdade possui 20 salas de aula e 25 laboratórios com infraestrutura física e tecnológica de ponta, só comparada ao que existe nas mais renomadas instituições correlatas do exterior. Tais laboratórios reproduzem o ambiente de trabalho encontrado nas empresas que fazem parte do setores industriais para os quais o CETIQT trabalha, formando e atualizando profissionais em cursos de graduação, pós-graduação e extensão, nas modalidades presenciais e à distância. O curso superior de Moda do CETIQT é considerado o melhor do Rio de Janeiro e o terceiro melhor do país, avaliado com nota máxima pelo MEC.

Da mesma forma, os cursos de Engenharia Química e de Produção têm a sua excelência reconhecida tanto pelos seus currículos -   desenhados a partir de consultas às demandas atuais das empresas e do mapeamento das tendências tecnológicas que afetarão o mundo do trabalho e, consequentemente, os perfis profissionais exigidos a médio e longo prazos -, quanto pelos laboratórios didáticos e de pesquisa, únicos no Brasil.

O Instituto de Tecnologia Têxtil e de Confecção do CETIQT tem como um dos  focos de atuação a área de Metrologia – uma das maiores da América Latina –,  composta de sete laboratórios de alta precisão (físico; químico; flamabilidade; toxicidade; colorimetria; microbiologia e calibração) voltados para a realização de ensaios, alguns compulsórios e únicos no Brasil, em sua maioria acreditados pelo INmetro, que visam analisar e atestar a adequação dos produtos das empresas brasileiras às normas vigentes no mercado nacional e internacional.

Outra área que merece destaque é a dos serviços de consultoria em Design e Prototipagem de produtos de moda/ vestuário e em processos produtivos têxtil e de confecção, que buscam desenvolver soluções sob medida para melhorar a qualidade, a produtividade e a competitividade das empresas do setor.  

Para essa atuação, o instituto conta com o Fashion Design Hub, uma área que integra, num espaço maker e de coworking,  empresas do setor de confecção, profissionais e estudantes para o desenvolvimento de atividades de pesquisa de tendências, criação colaborativa, projeto de produto, prototipagem 3D e de confecção, fabricação digital e produção sustentável, visando o atendimento das necessidades da indústria e do mercado da moda brasileiro.
Tal espaço foi criado para democratizar o acesso a novas tecnologias e para ajudar as empresas dos mais variados perfis a implementarem a cultura projetual e a inovação em seus negócios. Um dos espaços do Fashion Design Hub, que merece ser visitado, é a planta de confecção 4.0, a primeira da América Latina.


De acordo com Sérgio Motta, Diretor Executivo do CETIQT, as novas instalações representam uma evolução de tudo que foi feito pela instituição, no campo da educação e da tecnologia, desde 1949, buscando se adequar às mudanças tecnológicas e mercadológicas que vem impactando   profissionais e empresas. “Estamos preparados para atender as necessidades atuais e pavimentar o caminho dos profissionais e das empresas rumo ao futuro do trabalho e da indústria, analisa.

Para Robson Wanka, Gerente da Faculdade, as vantagens das novas instalações na Barra da Tijuca são inúmeras. “As novas instalações criam uma unidade de referência, cujas instalações e serviços oferecidos são também de referência. O compartilhamento da mesma unidade pela faculdade e pelo Instituto de Tecnologia, integra a educação superior aos serviços e projetos desenvolvidos para e com as empresas, criando um espaço único de aprendizagem e desenvolvimento das competências demandadas pelo mercado de trabalho e construindo, assim, um futuro promissor para os alunos. Além disso, nossos laboratórios didáticos possuem uma das melhores infraestruturas do Brasil, nosso curso de Design de Moda é o 3° melhor do país e queremos transformar o curso de Engenharia Química numa potência. Tudo isso, somado à qualidade dos nossos professores, faz da nova unidade Barra da Tijuca o futuro da educação", analisa.

Rodrigo Kurek, Gerente do Instituto SENAI de Tecnologia, ressalta que a atuação do SENAI CETIQT nas novas instalações permite trazer o que há de mais moderno e tecnológico para as empresas do setor Têxtil e de Confecção. “Os espaços de interação com as empresas permitem dinamismo e aceleram a geração de novas oportunidades de negócios, seja no âmbito de pesquisas de tendências para o setor, seja aplicando as tecnologias existentes para gerar maior competitividade para as empresas. Os laboratórios metrológicos, que já se destacavam pela gama de ensaios, passam a contar com uma estrutura ampla, planejada e integrada às necessidades do mercado. Estar próximo aos alunos da faculdade SENAI CETIQT permite uma troca imensurável com o presente e com as expectativas dos profissionais do futuro”.

O CETIQT

O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil - SENAI CETIQT – é formado pela Faculdade SENAI CETIQT, pelo Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção e pelo Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras, este último instalado no Parque Tecnológico da UFRJ, na Ilha do Fundão.

Inaugurado em 1949, como a primeira e mais importante escola técnica do SENAI destinada a formação de profissionais para as indústrias Química e Têxtil, o CETIQT é hoje um dos maiores centros de geração de conhecimento e prestação de serviços educacionais, tecnológicos e de PD&I para a cadeia produtiva química, têxtil e de confecção, setores que juntos geram cerca de 11,9 milhões de empregos no país.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp