14/09/2022 às 11h11min - Atualizada em 15/09/2022 às 04h00min

Campeões do Desafio de Produtividade de Arroz têm resultados até 90% acima da média nacional

Quantidade produzida pela agricultora campeã foi doada ao Instituto do Câncer Infantil

SALA DA NOTÍCIA BASF
BASF

Divulgação
O Desafio Top Lidero™, promovido pela BASF, alcançou números de produtividade bem acima da média nacional para o cultivo do arroz. A iniciativa tem o intuito de promover o legado dos rizicultores brasileiros e demonstrar todo o potencial da tecnologia das sementes híbridas. Eneida Carlesso, de Alegrete (RS), foi a agricultora que se consagrou como grande campeã, com 15.789 quilos de arroz produzidos por hectare (315,7 sacas/ha). O número é 90% superior à média de produtividade da safra 2021/2022 divulgada pelo Instituto Riograndense do Arroz (IRGA), que foi de 8.315 kg/ha sobre a área colhida (166,3 sacas/ha).

Já em Santa Catarina, no município de Medeiros (SC), o produtor Paulo Sehnem conquistou produtividade de 11.929 quilos (238,5 sc/ha), superando a média estadual de 8.480 quilos por hectare (cerca de 170 sc/ha), segundo divulgado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).
O gerente de Sementes de Arroz e Trigo da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF, José Mauro Rodrigues Guma, afirma que o Desafio é uma forma de difundir conhecimento entre agricultores e a área técnica da empresa, adequando o manejo do arroz híbrido da marca de sementes Lidero™ em prol de maior produtividade.

Como forma de reforçar seu compromisso social, a BASF realizou a doação de 16 toneladas de arroz, quantidade produzida pela grande campeã, para o Instituto do Câncer Infantil, de Porto Alegre (RS). "Nas próximas edições do Desafio, continuaremos realizando o mesmo formato de doação à instituição", reforça Guma.

Os resultados nas demais regiões do Rio Grande do Sul contempladas pelo Desafio também foram expressivos. Na região conhecida como Campanha , a Família Marin conquistou a premiação colhendo 310,1 sc/ha. Já a Agropecuária Canoa Mirim, da Zona Sul, chegou a 307,7 sc/ha. Artur de Brito, da região Central, alcançou 297,5 sc/ha e José Vilmar Moraes do Evangelho, da Planície costeira externa, 273,1 sc/ha.

Conforme explica Guma, todas as áreas participantes passam por auditoria externa no momento da colheita para garantir confiabilidade no resultado do campeonato. "Capacitamos produtores para trabalharem com a nossa tecnologia, acompanhamos as áreas e geramos conhecimento. Os agricultores ficam satisfeitos e orgulhosos de terem participado do projeto", pontua o gerente.

A próxima edição do Desafio para a safra 2022/23, lançada em julho durante o XII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, em Santa Maria (RS), conta com a participação de 50 agricultores de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Estes estados  são os maiores produtores de arroz no Brasil. O vencedor será conhecido até maio de 2023.

A BASF investe globalmente, por ano, cerca de 900 milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento para trazer tecnologias que atendam às necessidades dos agricultores e contribuam para o seu legado. A marca Lidero™ é a primeira da BASF em nível global para sementes de arroz. O foco está no desenvolvimento de sementes híbridas de alta qualidade e produtividade com as tecnologias Clearfield® e Provisia® que contribuem no manejo de plantas daninhas das lavouras. 


BASF na Agricultura. Juntos pelo seu Legado.
Sobre a Divisão de Soluções para Agricultura da BASF
A agricultura é fundamental para fornecer alimentos saudáveis e acessíveis suficientes para uma população em rápido crescimento, ao mesmo tempo em que reduz os impactos ambientais. Ao trabalhar com parceiros e profissionais agrícolas enquanto integra critérios de sustentabilidade em todas as decisões de negócios, nós ajudamos os agricultores a criarem impactos positivos na agricultura sustentável. É por este motivo que investimos em uma sólida estrutura de R&D, combinando ideias inovadoras e ações práticas no campo. Nosso portfólio inclui sementes e traits especificamente selecionados, soluções químicas e biológicas de proteção de cultivos, soluções para o manejo do solo, saúde vegetal, controle de pragas e ferramentas digitais. Com equipes especializadas em laboratório, campo, escritório e produção, nos esforçamos para encontrar o equilíbrio certo para o sucesso – para agricultores, para a agricultura e para as futuras gerações. Em 2021, nossa divisão gerou vendas de €8.2 bilhões. Para mais informações, visite www.agriculture.basf.com ou qualquer um de nossos canais nas redes sociais.

Sobre a BASF
Na BASF criamos química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. O Grupo BASF conta com aproximadamente 111 mil colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 6 segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Care e Soluções para Agricultura. A BASF registrou vendas de €78,6 bilhões em 2021. As ações da BASF são comercializadas na bolsa de valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.basf.com.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Roberta Silveira – (11) 9.4883-7723
Vitorya Paulo – (51) 9.9196-0701
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp