26/03/2020 às 08h25min - Atualizada em 26/03/2020 às 08h42min

Trabalhar em casa contribui para a saúde da empresa

Independente das dificuldades causadas pela crise da pandemia ou do local fora do escritório onde se trabalha, sempre é preciso ter em mente a preocupação em gerar resultados de qualidade. Não é difícil encontrar um vasto material na internet sobre o tema, mas abaixo, seguem algumas dicas e sugestões para este momento atual.

DINO
https://proudfoot.com.br

Independente das dificuldades causadas pela crise da pandemia ou do local fora do escritório onde o trabalho é realizado, sempre é preciso ter em mente a preocupação em gerar resultados de qualidade. Não é difícil encontrar um vasto material na internet sobre o tema, mas abaixo, seguem algumas dicas e sugestões para este momento atual.

Reprogramação da mente
Programar a mente é realmente algo bem poderoso. O desafio é enorme, pois sair da "zona de conforto" do escritório para um ambiente que, mesmo que mais confortável, apresenta uma grande quantidade de novos desafios. É preciso lembrar que todos os familiares, amigos e colegas de trabalho estarão em home office, ou seja, os tempos de deslocamentos, lazer e hobbies antes distribuídos em diversos momentos agora estarão voltados para os meios digitais de forma extremamente concentrada.

Ambiente e seus recursos
Quem está em cargo de liderança ou não, certamente tem a mente treinada para ser produtiva. No entanto, no novo ambiente de trabalho, surpresas de ambiente e infraestrutura podem acontecer no último minuto. É importante perceber que aquela banda larga que costumava ser boa, neste cenário atual, está sendo compartilhada por milhares de outras pessoas, que estão também na mesma situação de uma forma sem precedentes. O que isso impacta? Na qualidade da comunicação. A comunicação verbal é substituída por comunicação à distância, a qual também pode estar prejudicada pelo acesso muito superior ao que as redes estão projetadas para suportar. Uma videoconferência eventual com outros líderes deverá agora ser frequente com todos os escalões que cada um se relaciona na empresa. Num piscar de olhos, todo o formato de trabalho necessita ser reajustado para que se tenha bons resultados e o impacto na produtividade seja o menor possível.

Dica: Importante observar diariamente se a rede está oscilando entre picos e vales e também se toda a programação de reuniões e videoconferência está consistente e sem superposições. Caso não exista uma solução técnica, torna-se necessário informar aos participantes da reunião a respeito do possível problema para se evitar situações constrangedoras.

Mudança de relacionamento com os clientes (internos e externos)
O mundo nunca tinha passado pela experiência de uma quarentena tão severa. A diferença, comparada ao passado, é que não existia internet e nem plataformas de mensagens instantâneas. Tornou-se impossível não ficar muito mais tempo no celular, certo? Há uma cobrança para aumentar o critério na seleção dos contatos? Existe um pedido de inclusão em muitos grupos de discussão e isso torna difícil acompanhar todos os tópicos e saber quando é a hora de contribuir com ideias e opiniões?

Dica: Diariamente é preciso elencar os contatos e grupos prioritários e "silenciar" os demais no seu smartphone e/ou notebook. Foco é o nome do jogo. Deixar os demais grupos em horários de pausa ou no final do dia ficou uma obrigação. Os mais insistentes devem ser avisados para não se sentirem ofendidos.

A importância de uma agenda semanal e diária compartilhada com a equipe
A força do hábito impede que se compartilhe o que está em mente na versão coletiva. É muito comum esquecer de mudar horários e inclusive passar a adotar plataformas tecnológicas colaborativas, que vão além daquelas mais conhecidas em comunicação, como Skype, Hangouts… Aliás isso parece um detalhe, porém certas conference calls ficam prejudicadas porque determinados participantes não conseguem acessar (por motivo técnico ou pessoal) os links do convite da agenda.

Dica: Programar o plano de jogo com todos os participantes é essencial. Além disso consultar a melhor forma de conciliar agendas e fazer uma verificação da(s) plataforma(s) "à priori" para ter bons resultados. Ah! E não esquecer de adicionar um status de disponibilidade, afinal, nem sempre será possível entrar em todas as reuniões virtuais, certo?

Regras com a família e amigos
Trabalhar em home office não é mais nenhuma novidade, mas o momento atual sim e alguns pontos de atenção são importantes. Como todos estão na mesma situação, será muito maior o número de contatos de parentes e amigos, pois as estatísticas não param de crescer sobre a pandemia. É nessa hora que tem sempre alguém que deseja compartilhar o vídeo de um médico ou a notícia alarmante da CNN. Importante lembrar que muitos desses fatos podem esperar, salvo raras exceções, pois estarão em todos os noticiários, mas o próprio projeto não.

Sempre é válido reforçar que as redes sociais e os demais meios de comunicação instantâneos tiram a atenção, afinal, é do DNA da humanidade ficar ligada ao que pode impactar nas vidas pessoais e dos entes mais próximos. No entanto, quase sempre terá alguém para filtrar as notícias e informar na hora certa. Parece uma bobagem, mas foco e concentração se tornarão requisitos mais difíceis a serem conquistados.

Dica: Sempre informar e combinar com os familiares a importância do trabalho ou projeto, principalmente, nesse período agitado; evitar algumas redes sociais mais acessadas. Não se preocupar com ruídos de fundo, crianças brincando e cachorros latindo serão agora comuns nas reuniões, apenas coloque no mudo quando possível.

Foco em resultados
Para se buscar resultados com excelência é muito importante que as equipes de linha de frente com os clientes estejam em perfeita harmonia. E, de maneira conjunta, analisem o progresso de um projeto e seu impacto tangível.

Dica: Importante estabelecer metas e processos de verificação para as equipes de gerenciamento para assim promover as mudanças profundas e duradouras que essa crise exige; quantificar as melhorias, demonstrando os resultados reais independente das circunstâncias e novos formatos de trabalho. Afinal a busca por excelência operacional é agora ainda mais importante. Tentar impor critérios de excelência no ponto de execução de cada área da empresa.
Estes comentários podem contribuir para melhorar o home office e a saúde da empresa.

Daniel Assis
Presidente da Proudfoot Brasil



Website: https://proudfoot.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp