30/06/2021 às 18h06min - Atualizada em 30/06/2021 às 18h06min

Vai ter mais neve nesse inverno? Saiba a previsão para os próximos dias em SC

Fenômeno já ocorreu por três dias seguidos e atraiu muitos turistas na Serra catarinense; veja as chances para a neve se repetir

Marcos Antonio - Marcos Imprensa
Com informações ND Mais
São Joaquim registra neve no fim da tarde desta terça-feira – Foto: Wagner Urbano/Divulgação
Santa Catarina bateu um recorde de 23 anos ao registrar neve por três dias consecutivos nesta semana. Mas, de acordo com as previsões de meteorologistas, quem não conseguiu ver o fenômeno não vai ver mais, pelo menos nos próximos dias.

“A neve se encerrou”, afirma a especialista da Epagri/Ciram, Gilsânia Cruz. O meteorologista Piter Scheuer acrescenta que na próxima semana os termômetros dão uma aquecida no Estado, que deve ter máximas de até 23°C.


Porém, as chances da neve se repetir neste inverno ainda existem.  “Neste inverno ainda temos chance de neve. Podemos ter massas de ar polar com características que a proporcionam. Claro que nelas também podem não ocorrer os ingredientes necessários para o fenômeno, mas as condições são propícias”, diz Piter Scheuer.
De acordo com Gilsânia Cruz, Santa Catarina deve ter pelo menos mais duas ondas de frio como esta que ocorre nesta semana.

No entanto, para ocorrer o fenômeno da neve, além do frio intenso é necessária uma combinação meteorológica que envolve muita umidade e céu carregado de nuvens.

“As futuras possíveis neves poderemos prever somente com cinco a sete dias de antecedência”, avisa Gilsânia Cruz.

A meteorologista informa que também não há uma previsão mais precisa de quando as ondas de frio intenso devem voltar a atingir o Estado, mas garante que avisos serão emitidos na plataforma da Epagri/Ciram.

Piter Scheuer espera três massas de ar polar entre os meses de julho e agosto. “Nesses dois meses vamos ter alternância entre aquecimentos e temperaturas baixas. No decorrer principalmente da segunda quinzena de julho deve haver uma outra massa de ar polar forte. Mês de agosto também deve ter condições para frio intenso, além do início do mês de setembro.”


Temperaturas nos próximos dias

O mês de julho começa dando continuidade à onda de frio intenso. As máximas durante o dia não passam de 18°C nesta quinta-feira (1°) no Estado, com mínimas entre 6°C a até -4°C.

Gilsânia Cruz informa que por enquanto não há condições para dias de calor em Santa Catarina, apenas temperaturas amenas.
No entanto, o aquecimento deve chegar já na semana que vem, segundo Piter Scheuer. “Na próxima semana o Estado deve ter um aquecimento, e ficar mais confortável”. O meteorologista ressalta que as máximas devem chegar a até 23°C.

“Os principais sistemas meteorológicos que devem causar chuvas são sistemas de baixa pressão, as massas de ar polar acontecem em uma intensidade mais ou menos parecida com a desta semana, e massas de ar aquecidas que são provenientes de bloqueios atmosféricos”, conclui Scheuer.

Três dias de neve em SC

A neve registrada na madrugada desta quarta foi a terceira ocorrência consecutiva do fenômeno em Santa Catarina nesta semana. Na segunda-feira (28), a primeira neve do ano aconteceu em São Joaquim, e se estendeu em outros municípios da região.


Na noite de terça (29), o fenômeno voltou a fazer a alegria de moradores e turistas da Serra catarinense.

A Epagri/Ciram elaborou uma tabela com os municípios que registraram neve e chuva congelada nos últimos dias. Confira:
Tabela de municípios catarinenses que registraram neve e chuva congelada – Foto: Divulgação/Epagri

Tabela de municípios catarinenses que registraram neve e chuva congelada – Foto: Divulgação/Epagri



 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Informações indisponíveis

0