20/09/2022 às 15h32min - Atualizada em 21/09/2022 às 00h01min

Setembro Amarelo: trabalho de acolhimento em escola estimula cuidados com a saúde emocional e mental

Campanha de prevenção ao suicídio ressalta a importância de ações contínuas que possam apoiar adolescentes e jovens com espaços seguros de fala

SALA DA NOTÍCIA Kasane Comunicação Corporativa

Em 2019, segundo pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS) foram registrados mais de 700 mil casos de suicídio e, se considerando os subnotificados, a estimativa poderia chegar a 1 milhão de registros. No Brasil, calcula-se 14 mil por ano, o que seria uma média de 38 por dia. Esses desfechos estão relacionados a doenças mentais e comportamentos sociais que poderiam ter diferentes diagnósticos e tratamentos.

Com o intuito de diminuir esses números, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza em todo o território nacional, a campanha Setembro Amarelo, desde 2014. Para a psicóloga Helga Castro, que realiza ações de acolhimento com os estudantes do Colégio Integrado, a campanha é uma oportunidade para divulgar conhecimento e cuidados com a saúde mental, emocional e começar a estimular as pessoas a buscarem ter um dia a dia melhor.

De acordo com a OMS, o suicídio é a quarta causa de morte mais comum entre jovens de 15 a 29 anos. Por essa razão, a psicóloga observa que é preciso ter um olhar mais sensível para esse grupo. “Esses jovens estão em uma fase na qual têm mais dificuldade de enfrentamento às adversidades e precisam de ajuda para adquirir essa capacidade. Buscamos desenvolver esses aspectos nos momentos de acolhimento que realizamos junto aos estudantes do Colégio Integrado”, explica.

Helga Castro avalia que, embora o atendimento psicológico não possa ser oferecido dentro das instituições de ensino, é importante que iniciativas sejam tomadas para criar espaços seguros de fala dos estudantes, para que eles possam construir e verificar percepções, além de incentivar a gestão das emoções. “Nesses momentos, temos um olhar atento às necessidades que podem ser tratadas em grupo, juntos às famílias, por encaminhamento ou acompanhamento”, pontua.

Sob essa perspectiva, a escola se revela uma forte aliada na identificação de sinais de que um jovem está precisando de ajuda. “Alguns desses comportamentos podem ser observados em situações de isolamento, tristeza, irritabilidade, sonolência excessiva, diminuição do rendimento, entre outros”, enumera. Quanto aos pais, Helga propõe que eles devem atuar como fontes de estímulo à autoestima, à autoconfiança e à responsabilidade dos filhos, preparando-os para lidar com mais naturalidade com as adversidades da vida e frustrações.

A campanha

Neste ano, a campanha Setembro Amarelo tem como tema: “A vida é a melhor escolha!”. Vale lembrar que a campanha foi instituída no nono mês do calendário, em razão do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10 de setembro), reconhecido pela OMS como uma data para a promoção de ações sociais que visem ao estímulo de cuidados com a saúde mental.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp