20/09/2022 às 17h42min - Atualizada em 21/09/2022 às 00h02min

7 dicas para mulheres que desejam alcançar a independência financeira

Mulheres estão focadas em desenvolver as suas carreiras e alcançar a independência financeira

SALA DA NOTÍCIA Luna Marina Oliva da Conceição
https://reprograma.com.br/

Divulgação

As mulheres estão, cada vez mais, focadas em desenvolver as suas carreiras e alcançar a tão sonhada independência financeira. Ser independente financeiramente significa que você tem condições de, sem a ajuda de ninguém, manter as suas contas em dia, construir o seu próprio patrimônio, investir nas opções certas e fazer apenas aquilo que gosta e sonha. Parece difícil, não é mesmo? Porém existem caminhos que podem  ajudar a alcançar essa liberdade. 

Para auxiliar as mulheres que estão em busca da independência financeira, a , iniciativa de impacto social que foca em ensinar programação para mulheres em situação de vulnerabilidade social, priorizando mulheres negras, trans e travestis, lista 7 dicas. Confira:

Planejamento Financeiro
Ter um controle de gastos mensais é o maior aliado para alcançar a liberdade financeira, pois ele permite que você consiga se organizar inicialmente a curto e médio prazo e, depois, a longo prazo; pensando inclusive na sua aposentadoria. Como será feito este controle muda de pessoa para pessoa - pode ser em um caderno, em uma planilha do Excel ou aplicativos - isso não importa. O essencial é registrar todas as despesas fixas do mês (moradia, água, energia, etc.), despesas variáveis (lazer, por exemplo) e os rendimentos. É importante que exista um equilíbrio entre as despesas e os rendimentos e, por isso, observe quais são os gastos que podem ser eliminados para que sobre dinheiro para investir. 

Entenda a importância dos investimentos
Existem inúmeras opções de investimentos que podem ser feitos para aumentar a renda, desde adquirir ativos financeiros, moedas estrangeiras, commodities, ações na bolsa de valores, até tesouro direto e consórcios. A ação de separar um valor todo mês para investir deve se tornar uma obrigação e hábito. Por isso, não é aconselhável utilizar apenas o dinheiro que sobrar no mês e, sim, ter uma quantia exata que deve ser investida. Importante também não deixar esse dinheiro disponível na conta, retirando a quantia planejada para ser investida assim que receber o salário. 

Estabeleça metas e objetivos
No início, você pode definir um valor pequeno para poupar, apenas  para começar a entender a importância de ter metas para o seu dinheiro. O primeiro passo é criar uma reserva de emergência para superar os momentos de crise, como uma demissão. Após isso, tenha em mente que você está se preparando para conquistar a sua liberdade econômica e, para isso, é essencial guardar e investir de maneira consciente - apenas dessa maneira será possível atingir os seus objetivos e sonhos. 

Aposte na sua educação e carreira
Desenvolver e investir nos estudos é tão importante quanto poupar dinheiro. Pense sempre em profissões que você tenha sintonia, mas que também possam trazer um retorno financeiro. O mercado de tecnologia, por exemplo, apesar de ainda ser predominantemente masculino, tem cada vez mais mulheres presentes. Atualmente, existem diversas iniciativas, como a , que tem como missão diminuir a lacuna de gênero no setor de tecnologia por meio da educação; além de outros projetos, como Elas Programam, Manas Digitais e WoMakersCode. Pesquise, converse com outras mulheres e comece uma jornada de estudos e autoconhecimento!

Tenha educação financeira
Busque sempre aprimorar os seus conhecimentos sobre gestão financeira, entenda como funciona o mercado financeiro e as possibilidades que ele pode lhe oferecer. Infelizmente, as mulheres não são incentivadas a aprender a lidar com dinheiro e essa falta de estímulo faz com que muitas evitem falar sobre dinheiro e não consigam cuidar das próprias finanças. Esqueça esses pré-conceitos e mergulhe nos assuntos relacionados à educação financeira. 

Cuidado com o cartão de crédito
Nunca use o cartão de crédito de modo desenfreado para suprir desejos momentâneos, pois pode causar a falsa impressão de que é fácil gastar. Sempre que possível, compre à vista, peça descontos e pense duas ou três vezes antes para entender se a compra realmente vale a pena. 

Manter a liberdade é tão importante quanto conquistá-la!
Após ultrapassar todas essas barreiras, é necessário entender que a tão sonhada independência financeira será, sempre, essencial. É um erro enorme pensar que, após atingir a liberdade financeira, dinheiro não será mais uma preocupação. Continue observando os gastos e mantendo-os dentro do seu padrão de vida. O planejamento financeiro será sempre importante. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp