22/09/2022 às 17h03min - Atualizada em 23/09/2022 às 00h01min

Saint-Gobain Canalização incrementa serviços com o lançamento do Filtralite no Brasil

Produto é inovador e reduz gasto de água e energia na operação dos processos de filtração de água potável

SALA DA NOTÍCIA Juliana Machado Almeida
Weber Shandwick
Divulgação
A Saint-Gobain Canalização está lançando como distribuidora no Brasil o Filtralite, uma nova opção no portfólio de serviços da companhia. O Filtralite é uma solução inovadora em argila expandida que vem a substituir areia ou areia e antracito em filtros convencionais utilizados em estações de tratamento de água em empresas de saneamento, indústrias, papeleiras e mineradoras.  Entre os seus benefícios está a redução do consumo de energia, o aumento da capacidade de vazão de cada filtro sem necessidade de construção de novos filtros e a entrega de água potável de melhor qualidade.

O Filtralite apresenta também vantagens em relação a pegada de carbono, pois ele reduz a quantidade de água utilizada na retrolavagem (função de retirar as impurezas que ficaram retidas) e limpeza dos filtros, diminuindo, por consequência, o gasto de energia no processo de operação dos filtros. Em novos filtros, a redução é de 50%. O produto já está em 20 países e em mais de 150 projetos de sucesso.


Por se tratar de um serviço atrelado a um produto, a companhia oferece consultoria técnica pré, durante e pós instalação do Filtralite, atendendo de forma personalizada cada cliente, cada estação de tratamento. A solução vem de encontro a uma demanda mundial de redução de consumo de água e energia, e de companhias, especialmente indústrias como as de alimentos e bebidas, que trabalham com metas ambiciosas de EHS.

O Filtralite pode ser caracterizado como pequenos pedaços duros de esponja aberta, cheio de poros internos de diferentes tamanhos. A água é livre para passar através do próprio corpo de partículas, facilitando o processo de filtragem. Graças à sua estrutura porosa, o Filtralite é um meio de filtragem mais aberto, com espaço extragrande para armazenar partículas.

Seu processo de fabricação atinge 1200°C atingindo uma rigidez que chega a dobrar a vida útil em relação ao que se espera para areia, que é em torno de dez anos. Além disso, sua estrutura porosa gera uma segunda dimensão de filtração, capaz de aumentar em 50% o volume de água filtrada, além de reduzir em três vezes a necessidade de retrolavagem, economizando assim até 75% em energia elétrica, tempo não produtivo e em 60% a perda de água.

Para tratamento de água potável, há dois principais produtos: o Filtralite Monocamada, para substituição de areia e o Mono-multi para substituição de Areia (camada inferior) e Antracito (camada superior). Com payback de dois a três anos, podendo chegar a um ano caso a troca do elemento filtrante já esteja prevista, é uma opção vantajosa para populações crescentes; combate à escassez hídrica, além de ser uma alternativa sustentável sem necessidade de investimento em obra civil de projetos retrofit e ampliação.

Mais informações: https://www.sgpam.com.br/

Sobre a Saint-Gobain Canalização
A Saint-Gobain Canalização, maior fornecedora de materiais para saneamento do Brasil e líder no fornecimento de soluções em ferro fundido na América Latina, é uma empresa brasileira do grupo francês Saint-Gobain (presente em 70 países e no Brasil desde 1937). Com faturamento líquido de R$ 900 milhões, a companhia fabrica tubos de ferro fundido dúctil utilizado em obras de grandes adutoras, além de acessórios como conexões, válvulas e tampões com a marca mundial PAM, oferecendo soluções completas para o setor de infraestrutura de água e esgoto; indústria; irrigação; mineração e construção civil, no Brasil e em todos os países da América Latina. A empresa tem atualmente 1.300 funcionários e instala mais de 1.500 km de tubo de ferro fundido dúctil no Brasil por ano.

No Brasil, a companhia conta com duas unidades fabris (Barra Mansa-RJ e Itaúna-MG), escritórios, unidades de negócio, centros de distribuição, representantes comerciais no Brasil e em toda a América Latina. Atualmente, 75% do que é produzido nas fábricas do Brasil ficam no país e 25% são direcionados à exportação, principalmente para a América Latina e parte para a Europa e África. A Saint-Gobain Canalização tem forte compromisso com a sustentabilidade – a companhia utiliza desde a sua fundação o carvão vegetal, material 100% renovável, na produção dos tubos de ferro fundido -, trabalha para se tornar Net Zero até 2050 e promove ações internas de equidade de gênero, inclusão social e diversidade. Em 2011, foi criada a Saint-Gobain Bioenergia, localizada em Bom Jardim de Minas, em Minas Gerais, para atender a demanda de carvão vegetal utilizado nos fornos para produção de tubos de ferro fundido.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp