22/09/2022 às 14h34min - Atualizada em 23/09/2022 às 00h01min

Micro e pequenas empresas impulsionam a procura por crédito no país, revela Serasa Experian

MPEs têm alta de 1,5% em agosto, superando o aumento geral do índice, de 1,3%

SALA DA NOTÍCIA Bruno Leite
https://www.serasaexperian.com.br/

Divulgação
As micro e pequenas empresas brasileiras impulsionaram o crescimento da busca por crédito realizada no país durante o mês de agosto em comparação com o mesmo período do ano anterior. Com aumento de 1,5% no ano a ano, as MPEs superaram a alta geral do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian, que considera empresas de todos os portes, em 1,3%. Além disso, esse tipo de negócio foi o único do índice a marcar percentual positivo, já que as médias empresas tiveram queda de 7,3% e as grandes de 0,7%. Confira no gráfico abaixo os números completos:



Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a busca dos empreendedores por linhas de crédito deve continuar sofrendo oscilações nos próximos meses. “Mesmo com o encarecimento do crédito devido a alta da Selic como medida de controle da inflação, os donos de negócios, principalmente dos micro e pequenos, ainda precisam utilizar o recurso financeiro para manter a empresa em pleno funcionamento. Dessa forma, a demanda deve continuar acontecendo, mas moderadamente”. Rabi também explica que, “as linhas de crédito subsidiadas, como o Pronampe, continuam incentivando o movimento de busca das MPEs”.

A análise por setor revelou que a área de Indústria foi a que mais demandou crédito, com aumento de 4,3%. Outro segmento de destaque foi o de Serviços, que cresceu 2,6%, enquanto as empresas de Comércio caíram 1,3%. Em relação as regiões brasileiras, todas registraram números positivos. Em ordem crescente: Sudeste (0,1%), Centro-Oeste (0,3%), Norte (1,4%), Nordeste (2,4%) e Sul (3,5%). 

Serasa Experian oferece monitoramento de empresas 

Surpresas acontecem, mas seus efeitos são minimizados quando o empreendedor está preparado. Com a ferramenta Saúde do seu Negócio, a Serasa Experian oferece um relatório completo com monitoramento do CNPJ da empresa, dados dos sócios e envio de alertas sobre dívidas e outros avisos relevantes. Tudo isso para impulsionar o empreendedorismo no Brasil com responsabilidade, planejamento financeiro e inteligência de mercado.

Metodologia do indicador 

O Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de cerca de 1,2 milhão de CNPJ consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CNPJ consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre as empresas e as instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica, setor e porte.


Link
Notícias Relacionadas »