22/09/2022 às 21h26min - Atualizada em 23/09/2022 às 00h16min

Ciro promete valorizar a participação do Brasil em blocos econômicos

Sobre a guerra na Ucrânia, ele criticou a postura da Rússia, por invadir o país vizinho, mas ponderou que a Otan não deveria ter sido expandida até as fronteiras russas.

Agencia Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2022-09/ciro-promete-valorizar-participacao-do-brasil-em-blocos-economicos



O candidato a presidente Ciro Gomes (PDT) cumpriu agenda de campanha em Brasília, nesta quinta-feira (22). O primeiro compromisso foi uma reunião com embaixadores da União Europeia, pela manhã. O encontro reuniu representantes de diversos países do bloco. 



Após a reunião, que durou cerca de uma hora, o presidenciável conversou com a imprensa e destacou que, se eleito, quer retomar o que chamou de tradição da diplomacia brasileira.  "É a ponderação por aqueles princípios de não-intervenção em assuntos de outras nações, a solução pacífica dos conflitos, a autodeterminação do povos, em direção a se construir uma ordem internacional assentada no direito, na paz e não na violência. Esse é o primeiro grupo de valores que orienta a política externa do meu plano nacional de desenvolvimento", explicou. 



O pedetista também comentou que vai valorizar a participação do Brasil em grupos e blocos econômicos do qual o país já faz parte, como Mercosul e Brics (grupo que reúne Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul).



Notícias relacionadas:

O pedetista também comentou que vai valorizar a participação do Brasil em grupos e blocos econômicos do qual o país já faz parte, como Mercosul e Brics (grupo que reúne Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul).



"A Rússia não tem direito de invadir a Ucrânia. Essa é a primeira e inequívoca posição. Entretanto, em direção àqueles outros princípios, como a solução pacífica dos conflitos, vem essa segunda opinião. Para quê? É uma pergunta que eu estou fazendo e fiz aos outros embaixadores. Para quê expandir a Otan?", questionou.



Após o encontro com embaixadores, Ciro Gomes participou de uma sabatina para jornal Correio Braziliense. 




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2022-09/ciro-promete-valorizar-participacao-do-brasil-em-blocos-economicos


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp