03/04/2020 às 14h53min - Atualizada em 04/04/2020 às 00h36min

Suspensão das aulas | Plano de ação pedagógico é a palavra-chave para bons resultados nas aulas a distância

Especialista da Conexia Educação separa dicas para montar um plano de estudos adequado à rotina dos estudantes

DINO
http://www.conexia.com.br

O agravamento da pandemia de coronavírus chegou com um grande desafio para as escolas e estudantes de todo o mundo - a suspensão das aulas e a aprendizagem a distância. Para organizar a vida estudantil em casa, garantir bons resultados e continuar a prestação dos serviços educacionais nesse período, especialistas afirmam que é essencial que as instituições elaborem um plano de ação pedagógico para auxiliar as famílias e os alunos.

“Nesse período de aprendizagem a distância é fundamental que a escola ofereça todo o suporte para reduzir os prejuízos causados pelo distanciamento social, incluindo acompanhar diariamente os estudantes, estimular a organização e autonomia deles, além de gerar feedbacks frequentes aos familiares, para que possam acompanhar os resultados nesse momento”, afirma Felipe Sundin, diretor da Rede AZ e Rede Múltiplo, marcas da Conexia Educação.

Como colocar em prática

Para isso, o especialista aponta que uma das formas de proporcionar um aprendizado efetivo é com a elaboração de uma grade semanal de atividades a distância, complementada com uma rotina diária de estudos e a utilização de ferramentas pedagógicas e tecnológicas. “Se a escola já contava com uma grade semanal para os seus estudantes – antes da suspensão das aulas -, é possível aproveitá-la de forma simplificada, para facilitar a compreensão dos alunos e responsáveis”, explica. Este material deve conter a sugestão de horário para os estudos e as disciplinas que serão abordadas em cada período e dia da semana.

Baseada nessa grade, os educadores devem planejar uma rotina diária para o aluno seguir. Este é um momento fundamental para estimular a organização dos estudos. “Quando falamos em Educação Infantil, é preciso levar em consideração o horário disponível dos pais, pois as crianças dependem mais desse apoio para a prática das atividades”, explica o especialista.

Independente do segmento – Infantil, Fundamental ou Médio – Sundin afirma que é necessário começar o planejamento com um momento para a ativação e orientação, assim como nas aulas presenciais, para ativar o conteúdo que será praticado, apresentar a importância dele e motivar os estudantes. Além disso, o roteiro deve conter o horário que a atividade deve ser desenvolvida, o tempo que deverá ser destinado àquela tarefa, e ainda descrever a disciplina, os materiais que devem ser estudados e as atividades a serem praticadas.

Acompanhamento e resultados

“O professor, além de prover os conteúdos e atividades, deve exercer o papel de tutor online, de forma a acompanhar e monitorar o processo de estudos. Por isso, é essencial que a escola disponibilize um horário com plantões online para esse auxílio a distância. A família também deve ocupar um papel importante, da Educação Infantil ao Ensino Médio, eliminando qualquer impedimento para o estudo, tanto na gestão da rotina, quanto no auxílio a tecnologia”, explica Felipe Sundin.

Para finalizar o plano de ação, as escolas precisam indicar quais serão as ferramentas – pedagógicas e tecnológicas – que serão utilizadas para a efetivação dessa estratégia, desde a fonte de conteúdo para as atividades, até os plantões online, meio de comunicação para orientação aos alunos e contato com os responsáveis. “É muito importante fazer toda essa rotina de estudos, mas, principalmente, evidenciar todo o trabalho e movimentação da escola – não presencial – em todos os segmentos”, finaliza.

 

Conexia Educação

A Conexia Educação é uma empresa do Grupo SEB, o maior grupo de Educação Básica do Brasil, que nasceu para desenvolver, agora, a educação do futuro. Acreditando que cada aluno é único e tem necessidades individualizadas, utiliza o digital como alavanca para potencializar a aprendizagem e empoderar os alunos e os professores em busca de um trabalho mais colaborativo, contextualizado e baseado em dados. Essa jornada de transformação acontece por meio de um completo ecossistema integrado, entregue por meio das marcas Rede AZ, Pueri Bilíngue, Múltiplo Escolas em Rede e High Five Bilingual School. Saiba mais: www.conexia.com.br



Website: http://www.conexia.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »