06/04/2020 às 06h58min - Atualizada em 06/04/2020 às 06h58min

governo de SC autoriza trabalho de profissionais liberais e autônomos

Número de casos da Covid-19 em SC subiu para 379, são 23 a mais em relação ao último boletim, divulgado no sábado (4), quando havia 356 infectados

Reporte Marcos Antonio - Marcos Imprensa
NSC
Secretário da Saúde, Helton Zeferino, assinou a portaria, que foi anunciada pelo governador Carlos Moisés da Silva(Foto: Julio Cavalheiro/Secom)
O governo de Santa Catarina publicou no Diário Oficial deste domingo (5) uma portaria autorizando a volta ao trabalho dos profissionais liberais e autônomos a partir desta segunda-feira (6), após período de quarentena por causa do novo coronavírus. A medida foi anunciada em vídeo pelo governador Carlos Moisés da Silva, que também atualizou o número de casos da Covid-19 em SC: 379 - são 23 a mais em relação ao último boletim, divulgado no sábado (4), quando havia 356 infectados.

O número de mortes pelo coronavírus em Santa Catarina, felizmente, não aumentou neste domingo, ficando nos dez óbitos confirmados no sábado. Florianópolis segue como a cidade com mais casos da doença, 94.

Retomada de trabalho para os autônomos

O governador ressaltou a retomada de alguns serviços como médicos, veterinários, dentistas, advogados e contadores, desde que de forma individualizada e com higienização de equipamentos e ambientes.

De acordo com a portaria assinada pelo secretário de Saúde, Helton Zeferino, os profissionais que podem voltar a atuar são os seguintes:

I - profissionais autônomos/liberais de saúde, tais como médicos, médicos veterinários, fisioterapeutas, odontólogos, biomédicos, enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos, farmacêuticos, nutricionistas, entre outros;

II - profissionais autônomos/liberais de interesse da saúde, tais como terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, educadores físicos, cabeleireiros, barbeiros, manicures, pedicures, depiladores, massagistas, podólogos, entre outros;

III - profissionais autônomos/liberais em geral, tais como advogados, contadores, administradores, jardineiros, limpadores de piscina, cozinheiros, faxineiras, empregados domésticos, encanadores, entre outros;

IV - clínicas, consultórios, serviços de diagnóstico por imagens, serviços de óticas, laboratórios óticos, serviços de assistência e prótese odontológica e escritórios em geral.

Esses serviços podem ser feitos a domicílio ou então no estabelecimento dos profissionais, desde que não fiquem em shoppings, galerias ou centros comerciais.
- Essa atitude foi tomada de uma forma muito responsável. O Núcleo Econômico do Governo escutou as entidades empresariais para essa liberação, e o regramento foi realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, obedecendo a critérios técnicos - disse o governador.

O atendimento em consultórios ou escritórios deve prever um espaço de tempo para evitar acúmulo de clientes num mesmo ambiente.

Devem ser respeitadas a regras de higienização e combate ao coronavírus. Lembrando que foram liberadas algumas atividades mas a quarentena continua e o isolamento de quem pode trabalhar em casa é recomendado.

Continua proibido funcionamento de shoppings e comércio em geral. Transporte público não foi liberado.

Veja a evolução do coronavírus em SC
 

SC tem 53 cidades com casos confirmados de coronavírus

Florianópolis 94

Criciúma 27

Blumenau 26

Joinville 25

Itajaí 20

Tubarão 19

São José 17

Braço do Norte 16

Balneário Camboriú 12

Antônio Carlos 8

Camboriú 7

Brusque 6

Chapecó 6

Imbituba 6

Jaraguá do Sul 6

Gravatal 4

Lages 4

Navegantes 4

Porto Belo 4

Siderópolis 4

Araranguá 3

Gaspar 3

Itapema 3Laguna 3

Palhoça 3

São Ludgero 3

Sombrio 3

Governador Celso Ramos 2

Jaguaruna 2

Papanduva 2

Paulo Lopes 2

Rancho Queimado 2

São Francisco do Sul 2

Tijucas 2

Urussanga 2

Balneário Arroio do Silva 1

Balneário Gaivota 1

Biguaçu 1

Canelinha 1

Içara 1

Indaial 1

Irati 1

Itapiranga 1

Joaçaba 1

Mafra 1

Morro da Fumaça 1

Pedras Grandes 1

Pescaria Brava 1

Pomerode 1

São Domingos 1

São Lourenço do Oeste 1

São Pedro de Alcântara 1

Timbé do Sul 1


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »