23/09/2022 às 17h00min - Atualizada em 24/09/2022 às 00h01min

Festival IEM: crianças e jovens fazem festa em dia de braçadas e homenagens em Recife (PE)

A primeira edição do evento, organizado pelo Instituto Etiene Medeiros, no Complexo Esportivo Santos Dumont, no bairro de Boa Viagem, comemorou os seis meses do Projeto Braçadas que Transformam, reunindo grandes nomes da natação e 280 alunos do IEM, do Santos Dumont e do Compaz Ariano Suassuna

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho

Arquibancadas lotadas, muita alegria, em meio a braçadas, celebrações e homenagens. O Festival IEM, organizado pelo Instituto Etiene Medeiros (IEM), reuniu crianças e jovens, com seus familiares, em um dia muito especial, nesta quinta-feira (22), no Complexo Esportivo Santos Dumont, no bairro de Boa Viagem, em Recife (PE). Foi a primeira edição do evento, com a participação de 280 alunos do IEM, do Santos Dumont e do Compaz Ariano Suassuna.

Uma grande festa da natação de Pernambuco, com a presença da nadadora pernambucana Etiene Medeiros, fundadora do IEM, e toda a equipe do Instituto, celebrando os seis meses do Braçadas que Transformam. O projeto reúne crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, do Recife (PE) e Região Metropolitana, que têm acesso às atividades oferecidas pelo IEM: aprendem um novo esporte, com as aulas de natação, e frequentam as atividades culturais e pedagógicas.

"Muito feliz por este momento, um marco na nossa história, uma experiência inesquecível. Para todos os que fazem parte desta família, aqui vai meu carinho, meu amor. O Instituto surgiu com o propósito de impactar vidas. E, seis meses depois do início do Projeto Braçadas que Transformam, conseguimos observar o desenvolvimento da natação dos nossos alunos e também em sala de aula, com as atividades educacionais. É muito gratificante ver o crescimento de todos e sentir o impacto social do projeto na vida dos alunos e das famílias", afirmou Etiene.

Etiene abriu o evento e caiu na piscina para um dos destaques do Festival, o nado inaugural, antes das provas de 25m nado livre que reuniram os alunos. Esteve acompanhada de Adriana Salazar, primeira pernambucana a nadar em olimpíada, e Clarissa Rodrigues, nadadora pernambucana que treina no Pinheiros, em São Paulo (SP). Nadaram e foram homenageadas. 

Em seguida, crianças e jovens participaram das provas e receberam medalhas, produzidas pelo Projeto Geração 4, de plástico de fonte renovável. O evento teve, também, um workshop com Fábio Rocha, responsável pela preparação física de Etiene, que falou sobre "Desenvolvimento Atlético a Longo Prazo", voltado para alunos de Educação Física que buscam capacitação na área de preparação física. Entre os que acompanharam o Festival, Marcos Szrajer, do Instituto BV, e Daniela Espinossi, do Banco BV.

O IEM une educação e esporte como ferramentas de transformação social, trabalhando o desenvolvimento integral. Além do acompanhamento esportivo, com aulas de natação e outras ações, está voltado para o desenvolvimento educacional dos jovens, estreitando a relação com pais e professores.

O Festival IEM teve patrocínio da BV, com apoio da Palma Máquinas, da Secretaria de Educação e Esportes e do Parque e Centro Esportivo Santos Dumont.

Medalha no Campeonato Norte/Nordeste de Natação – Enquanto o Festival comemora os seis meses do Braçadas que Transformam, alunos do Projeto de Rendimento do IEM estão em João Pessoa (PB), onde até este sábado (24) disputam sua primeira competição fora do Recife, a maior da história do grupo. O torneio começou nesta quinta-feira e o IEM já comemorou a primeira medalha. Maria Elisa dos Santos, pioneira do projeto, conquistou o bronze na prova dos 800m livre, categoria Infantil II, com o tempo de 11m07s37. Também estão na capital paraibana Cintia Heloisa, Jader Lucas, Ryan Antoni, Gabriel e Ruda Coutinho, sob o comando do coordenador técnico Antônio Coutinho.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp