22/09/2022 às 14h59min - Atualizada em 24/09/2022 às 00h01min

BASF lança índice de precisão para semeadura de soja desenvolvido com Inteligência Artificial

Ferramenta terá abrangência de todas as cultivares da linha de sementes Credenz®

SALA DA NOTÍCIA Vitorya da Cruz Paulo
BASF

Divulgação
A Inteligência Artificial (IA) vem sendo cada vez mais inserida na agricultura brasileira. Seguindo essa forte tendência, produtores de soja, a partir da safra 2022/23, poderão contar com o novo Índice de Precisão Credenz (IPC) desenvolvido pela BASF. A ferramenta com IA foi criada a partir da tecnologia de machine learning (aprendizado de máquinas) para decisão de uso e recomendação técnica de semeadura das sementes de todas as cultivares de soja da marca Credenz®. Clique aqui para visualizar o infográfico com mais informações.

O IPC conta com uma base de dados de cerca de nove anos de pesquisa e análise sobre as cultivares. A solução leva em conta aspectos como fisiologia e bioquímica de sementes, posicionamento técnico do produto, janela de plantio e previsão climática, tendo como balizador os resultados obtidos pelo time de controle de qualidade da BASF ao longo de todo o ciclo produtivo do lote. Assim, cada recomendação é customizada para a realidade do agricultor, com alta precisão associada ao máximo potencial produtivo da cultivar usada.

Atualmente, sem o índice, os agricultores calculam a taxa de semeadura de três formas: através do laudo de germinação que é recebido com o termo de conformidade de cada lote recebido; com os resultados de laboratórios de análise de sementes terceirizados; ou partir do chamado “teste de canteiro”, com a intenção de saber o número de sementes para chegar ao número de plantas esperado em sua lavoura.

Porém, conforme afirma Hugo Borsari, diretor de Sementes da BASF para América Latina, o IPC é a ferramenta que disponibiliza essa mesma recomendação da taxa de sementes por metro plantado de modo automático, customizado e mais apurado. “Isso dá ao agricultor, em tempo real, a melhor recomendação, garantindo sua máxima capacidade produtiva de modo rápido e ágil”, pontua Borsari.

Desta maneira, o produtor pode regular a plantadeira a partir da taxa de sementes/metro indicada pelo IPC, com acesso a partir de um QR Code impresso nas embalagens. “Nosso índice também tem a capacidade de coevoluir com o portfólio de novas variedades ao mesmo tempo que se ajusta aos efeitos do clima sobre a produção de sementes”, afirma o diretor, reforçando que o compromisso da BASF é levar ao agricultor mais segurança, agilidade e produtividade. “A BASF investe cerca de 900 milhões de euros por ano na pesquisa e desenvolvimento de novas soluções para o agro para que o produtor, que é o nosso grande parceiro, alcance a maior capacidade produtiva possível”, declara.

O QR Code que dá acesso ao IPC, impresso nas etiquetas das embalagens de sementes, faz parte do serviço de rastreabilidade que a BASF oferece desde 2019. Através dele, o agricultor encontra diversas informações sobre a qualidade do lote de sementes, como o peso de mil sementes (PMS), o produtor, a categoria, o Certificado de Sementes e demais informações técnicas. Conforme afirma Eliana Queiroz, Gerente de Qualidade da BASF para América Latina, "Acreditamos que disponibilizar dados de qualidade ao produtor rural é a chave para que se obtenha sucesso na lavoura.”

Sobre a marca Credenz®
Pensando nos desafios do agricultor brasileiro, Credenz® foi criada em 2016 e é a marca de sementes de soja da BASF. Desde então, a marca continua evoluindo em conjunto com os agricultores brasileiros, buscando ser referência em qualidade e tecnologia. A escolha de uma semente diferenciada vem ganhando cada vez mais espaço nas áreas de soja do Brasil. Com a sua estrutura em pesquisa e melhoramento, a BASF tem se diferenciado quando o assunto é qualidade e inovação de sementes.  
Credenz® possui abrangência em todo o território nacional e conta com 25 variedades adaptadas para as principais regiões produtoras  com as tecnologias I2x, IPRO e RR.

BASF na Agricultura. Juntos pelo seu Legado.
Sobre a Divisão de Soluções para Agricultura da BASF
A agricultura é fundamental para fornecer alimentos saudáveis e acessíveis suficientes para uma população em rápido crescimento, ao mesmo tempo em que reduz os impactos ambientais. Ao trabalhar com parceiros e profissionais agrícolas enquanto integra critérios de sustentabilidade em todas as decisões de negócios, nós ajudamos os agricultores a criarem impactos positivos na agricultura sustentável. É por este motivo que investimos em uma sólida estrutura de R&D, combinando ideias inovadoras e ações práticas no campo. Nosso portfólio inclui sementes e traits especificamente selecionados, soluções químicas e biológicas de proteção de cultivos, soluções para o manejo do solo, saúde vegetal, controle de pragas e ferramentas digitais. Com equipes especializadas em laboratório, campo, escritório e produção, nos esforçamos para encontrar o equilíbrio certo para o sucesso – para agricultores, para a agricultura e para as futuras gerações. Em 2021, nossa divisão gerou vendas de €8.2 bilhões. Para mais informações, visite www.agriculture.basf.com ou qualquer um de nossos canais nas redes sociais.

Sobre a BASF
Na BASF criamos química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. O Grupo BASF conta com aproximadamente 111 mil colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 6 segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Care e Soluções para Agricultura. A BASF registrou vendas de €78,6 bilhões em 2021. As ações da BASF são comercializadas na bolsa de valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.basf.com


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Roberta Silveira – (11) 9.4883-7723
Vitorya Paulo – (51) 9.9196-0701
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp