23/09/2022 às 16h03min - Atualizada em 24/09/2022 às 00h02min

Estudantes de Contagem vencem Tribunal Internacional Estudantil e vão conhecer a Suprema Corte dos EUA

SALA DA NOTÍCIA Lorraine Souza

Um grupo de alunas do Colégio Santo Agostinho - Unidade Contagem conquistou o primeiro lugar no Tribunal Internacional Estudantil, o TRI-e, após disputa com 156 equipes participantes. O projeto é uma iniciativa da Escola Superior Dom Helder Câmara que consiste em uma simulação jurídica sobre temas internacionais da atualidade. As equipes foram formadas por estudantes da Dom Helder e de instituições do Ensino Médio convidadas.  A fase final da disputa aconteceu no dia 17 de setembro, em Sessão Plenária de Julgamento aberto ao público.

O grupo vencedor, que representou o país São Tomé e Príncipe, é composto pelas estudantes do Colégio Santo Agostinho Yasmim Nicole, Gabriela Charchar, Ana Clara Dias Lacerda e a ex-aluna Maria Eduarda Milagres, estudante de Direito da Dom Helder, além de Luana Ferreira, também estudante da Dom Helder. O grupo foi acompanhado pelo professor de Geografia do Colégio Santo Agostinho, Márcio Rocha, e orientado por professores da Escola Superior Dom Helder

O Tribunal Internacional Estudantil tem como finalidade promover a pesquisa, o estudo e o debate sobre fatos relacionados ao Direito Internacional, especialmente crimes contra a humanidade, contra o Estado Democrático de Direito, direitos e garantias de minorias, violações de direitos humanos, conflitos entre os povos e agressões ao meio ambiente. Nesta edição, o tema objeto de análise foi o uso de armas nucleares por um Estado ofendido.

A estudante do Colégio Santo Agostinho, Ana Clara Dias Lacerda, destaca que participar do TRI-e foi uma experiência indescritível.  “Sem dúvidas uma das melhores que já vivenciei. Participo de simulações desde o nono ano quando o professor Márcio me convidou. No início fui resistente por ser muito tímida, mas hoje sou muito grata a ele por ter me encorajado, sem esse incentivo não teria descoberto meu interesse em debates e principalmente na área jurídica”, conta.

Ana Clara diz que está amadurecendo a ideia de estudar Direito e a experiência será muito importante para a tomada de decisão.  “Participar do TRI-e vai muito além do curso de Direito, é um projeto que treina a oratória, conhecimento de mundo e argumentação. Fatores importantíssimos para qualquer carreira profissional e, o mais importante de tudo, para a vida. Agradeço ao Colégio Santo Agostinho pela oportunidade e pelos quase quinze anos de caminhada, e também à Dom Helder Câmara, por proporcionar tanto conhecimento e momentos inesquecíveis”, ressalta a estudante.

As vencedoras do TRI-e e o professor orientador ganharam uma viagem para conhecer a sede da Suprema Corte dos Estados Unidos, em Washington, e a sede da ONU, em Nova York.  Essa foi a sétima edição do Tribunal Internacional Estudantil. “Esta é a quarta vez que alunos do Colégio Santo Agostinho vencem a competição e tenho muito orgulho em fazer parte desta conquista. Além de possibilitar o debate sobre temas internacionais da atualidade, o TRI-e desenvolve habilidades muito importantes para a vida profissional dos participantes, como a retórica, a oratória, o desenvolvimento de relações interpessoais e o estímulo à pesquisa, entre outros”, comenta Márcio Rocha.

O professor ressalta o comprometimento das alunas vencedoras e o aprendizado que tiveram com a disputa. "As estudantes tiveram uma trajetória brilhante, em todas as etapas. Atuaram com seriedade, estudaram, se prepararam e souberam, coerentemente, falar das questões propostas. Sem dúvidas, uma experiência transformadora e que marcará para sempre a jornada acadêmica e profissional de cada uma", enfatiza

Sobre o Colégio Santo Agostinho

O Colégio Santo Agostinho faz parte da Sociedade Inteligência e Coração (SIC), mantenedora das quatro unidades do Colégio Santo Agostinho (BH – bairros Santo Agostinho e Gutierrez, Contagem e Nova Lima) e obras sociais (Barreiro - Contagem - Bragança Paulista - Rio de Janeiro). Saiba mais em www.santoagostinho.com.br.

Para aqueles que desejam proporcionar aos filhos uma educação inovadora, o Colégio Santo Agostinho está com inscrições abertas para o processo de admissão de novos alunos para o ano letivo de 2023, em suas quatro unidades. Com um ensino contemporâneo, aliado aos desafios do novo tempo, o Colégio evoluiu sem perder a essência e a conhecida excelência acadêmica, estimulando o desenvolvimento de habilidades para a vida.

Estão abertas as inscrições para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio e, além disso, para a Educação em Tempo Integral na Unidade Nova Lima e para o High School Canada nas Unidades Belo Horizonte e Nova Lima. Os pais ou responsáveis devem acessar o site admissao.santoagostinho.com.br para realizar a inscrição. Na página também estão disponíveis os editais, quadro de vagas e outras informações importantes.

Conheça as Unidades: As famílias podem conhecer a estrutura física das Unidades do Colégio Santo Agostinho agendando uma visita presencial por meio da página especial. Acesse o site admissao.santoagostinho.com.br e saiba mais.

 

 

 



 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp