23/09/2022 às 14h04min - Atualizada em 25/09/2022 às 00h01min

JA Rio de Janeiro e Rede Cruzada reforçam parceria em prol da formação profissional de jovens esportistas

Programa “Conectado com o Amanhã” integra o Projeto DesKobrir

SALA DA NOTÍCIA Camilla França
RPM Comunicação

Divulgação
É consenso que a atividade física é primordial para qualquer indivíduo, inclusive profissionais dos mais diversos segmentos do mercado – que, além dos benefícios para a saúde, podem encontrar no esporte lições e inspirações capazes de alavancar uma carreira. Por outro lado, cada vez mais atletas de diferentes modalidades, amadores ou profissionais, reconhecem a importância de uma formação mais abrangente, que vá além da prática esportiva. É essa junção de conhecimentos e habilidades que permeia a mais recente parceria entre a Associação Junior Achievement Rio de Janeiro e a Rede Cruzada, organizações centenárias que se dedicam à causa da educação.

Mais do que atividades esportivas, o Projeto DesKobrir, realizado pela Rede Cruzada, oferece iniciativas que trabalham o indivíduo sob uma perspectiva integral (motora, cognitiva, socioemocional e cultural), promovendo o desenvolvimento de crianças e adolescentes autônomas e solidárias, com dignidade, autoestima e qualificação para realizarem desejos e se tornarem pessoas engajados e protagonistas de suas vidas. A iniciativa, realizada nesta semana, conta com 24 jovens participantes da Rede Cruzada, entre 14 e 18 anos, cursando os ensinos fundamental e médio. Três graduandos do curso de Ciências Sociais da PUC-RJ atuam como voluntários na aplicação do Programa Conectado com o Amanhã, da JA Rio de Janeiro.

A ação ocorre em formato presencial, na sede da Rede Cruzada, no Shopping Nova América, por meio de seis encontros (cada um com uma hora de duração). A proposta é possibilitar aos estudantes, praticantes de futebol e vôlei, um momento de reflexão sobre seu futuro, oferecendo perspectivas de carreiras e informações sobre quais são as competências comportamentais desejadas no mercado de trabalho. As instituições já realizaram outras atividades em conjunto, inclusive com outras turmas, mas essa é a primeira vez que o programa “Conectado com o Amanhã” é aplicado.

“O programa Conectado com o Amanhã, realizado como parte do Projeto DesKobrir, foi uma excelente oportunidade de contribuir para a formação dos adolescentes, agregando ao seu aprendizado informações sobre o mundo do trabalho e oportunidades para o futuro, levando-os a pensar sobre o que realmente vão fazer após concluírem o ensino médio. Tivemos uma participação intensa dos alunos, que realizaram excelentes trocas com os voluntários Beatriz e Ezequias, tirando dúvidas e se engajando bastante com as atividades propostas, absorvendo bem o conteúdo passado em cada aula", o coordenador de programas da JA Rio de Janeiro, Michel Mesquita.


Iniciativa contribui com a diminuição da evasão escolar

O número de crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos fora da escola praticamente dobrou entre 2019 e 2020. Em novembro de 2020, 1,5 milhão de crianças e adolescentes nesta faixa etária não frequentavam a escola de forma remota ou presencial. Somam-se a estes outros 3,7 milhões de estudantes nessa mesma idade que estavam matriculados em escolas, mas não receberam atividades escolares.

De acordo com o estudo realizado pela UNICEF, pelo menos 5,1 milhões de crianças e adolescentes tiveram o seu direito à educação negado. A pobreza e a sua relação com a exclusão escolar aparecem de forma muito evidente no estudo. Em 2019, 90% das crianças e adolescentes de 4 a 17 anos que estavam fora da escola tinham renda familiar per capita menor que um salário mínimo.

Desde 2021, em resposta a esse cenário, a Rede Cruzada realiza o projeto de contraturno escolar (DesKobrir) com crianças e adolescentes. A partir de uma perspectiva integral e respeitando as individualidades de cada faixa etária, a organização estrutura dinâmicas de aprendizagem que ampliam repertórios e criam condições para que as crianças e adolescentes sejam confiantes e conscientes para expressar opiniões e sentimentos, planejando futuros e transformando a sociedade.

Para a coordenadora geral da Rede Cruzada, Luana Fonseca, a aplicação do projeto foi proveitosa e novidades são sempre bem-vindas:

"O retorno foi positivo. Principalmente, por conta da dinâmica da aula que os voluntários Beatriz e Ezequias realizaram. Sempre respeitando o processo de escuta de cada adolescente e desenvolvendo estratégias para que todos se envolvessem nos debates apresentados. O último dia também foi bem importante para todos. Eles gostaram de conversar e observar que as dinâmicas do que eles tinham estudado foi falada e pontuada diversas vezes pelo Renato Senna. Sobre a realização do programa, acredito que novidades são fundamentais. Não sei se teriam interesse pelo mesmo programa, até por conta da faixa etária, mas sinto que novas ideias e propostas são sempre bem-vindas", diz.

Sobre a JA Rio de Janeiro

A JA Worldwide é uma das maiores ONGs voltadas para jovens do mundo. A instituição, indicada ao Prêmio Nobel da Paz 2022, prepara jovens para uma economia global, com foco em empreendedorismo, educação financeira e mercado de trabalho. Há mais de 100 anos, oferece soluções práticas, aprendizagem experiencial para o mercado de trabalho, alfabetização financeira e empreendedorismo. A cada ano, quase 600 mil voluntários e professores atendem mais de 10 milhões de estudantes em mais de 100 países. Recentemente, a instituição foi contemplada, pelo quarto ano seguido, como uma das 10 ONGs mais importantes do mundo no ranking global Thedotgood 200 para 2022, que concentra, exclusivamente, organizações que geram lucro social e conecta aqueles que colocam o impacto positivo e o lucro social em primeiro lugar.

No Rio de Janeiro desde 1999, a JA atua com a missão de despertar o espírito empreendedor dos jovens por meio de programas educacionais que difundem a prática da livre iniciativa, com ética e responsabilidade social. O apoio financeiro da iniciativa privada viabiliza a implementação dos projetos, que são realizados em parceria com as secretarias de Educação do Estado e de municípios. Além disso, conta com a participação de educadores, voluntários e gestores, que unem forças para impulsionar o futuro da educação, preparando adolescentes e jovens para a vida em todas as suas dimensões.

Para saber mais sobre a JA Rio de Janeiro, acesse: www.jarj.org.br

Sobre a Rede Cruzada

A Rede Cruzada é uma instituição social que tem na Educação seu agente transformador, atuando com foco na Educação Infantil, do berçário à pré-escola em tempo integral, oferecendo também cursos profissionalizantes, atividades culturais e esportivas para crianças, adolescentes, jovens e adultos, das comunidades vizinhas às suas unidades. Realiza a gestão de quatro unidades, três na cidade do Rio de Janeiro – nos bairros de Del Castilho, Jacarepaguá e Riachuelo, além de uma que fica localizada na cidade de São José do Vale do Rio Preto, Região Serrana do Rio de Janeiro.

Ser Rede Cruzada é ter o compromisso de disseminar a Educação para todos como base para a transformação do indivíduo, da família e da sociedade. É construir em rede, ensinar e aprender, ao lado de colaboradores, alunos e famílias. A atuação da Rede Cruzada vai muito além do trabalho com a Educação Infantil. Através de atividades que promovam cidadania, visão de futuro e pensamento crítico e reflexivo, desde o esporte até a educação profissional e formação continuada, a Rede Cruzada investe no contraturno escolar tirando da ociosidade adolescentes e jovens.

Saiba mais: www.redecruzada.org.br
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp