23/09/2022 às 12h06min - Atualizada em 25/09/2022 às 00h01min

São Judas promove o IV Encontro Intergeracional e o VII Idosos 60+

Evento coordenado por professores e alunos dos programas de Pós-Graduação em Ciências do Envelhecimento e o Programa de Pós-Graduação em Educação Física da São Judas em parceria com o Instituto Ânima e apoio do Portal da Terceira Idade

SALA DA NOTÍCIA São Judas
usjt.com.br

Dia 08 de outubro - São Judas em parceria com o Instituto Ânima, integrantes da Ânima Educação, e o portal terceira idade realizam o IV Encontro Intergeracional e o VII Idosos 60+. A ação acontecerá na unidade da Mooca das 10h às 17h em celebração ao Dia Internacional do Idoso (01) e Dia Internacional da Criança (12) e se destina a toda a comunidade.

O evento tem como tema “As Relações Intergeracionais do Bem Viver e os Processos Socioculturais e Educacionais do Envelhecimento” e busca ampliar o debate em torno da relevância da diversidade e da educação nas relações do Bem Viver. A discussão é feita durante o evento por meio de rodas de conversa, oficinas e atividades culturais.

Para a professora Adriana Saldiba, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas, “É um momento de retorno para professores, alunos, nossos idosos e os familiares de fazer um grande evento e estarmos juntos novamente. É um momento de celebração e de falar sobre a diversidade do envelhecimento”, exalta Adriana.

Neste dia, teremos rodas de conversa sobre temas relacionados à diversidade e a intergeracionalidade; Universidade Aberta à Pessoa idosa, Aspectos Jurídicos e o Estatuto do Idoso. Teremos ainda a feira do idoso empreendedor, oficinas a respeito da necessidade do autocuidado e autoestima, cultura e arte e o papel do ambiente como promotor do protagonismo intergeracional.

Breno Schumaher Henrique, Diretor da São Judas Campus Mooca, diz “é gratificante ver o que os professores e estudantes de Ciências do Envelhecimento e Educação Física vem devolvendo. Todo o trabalho realizado por esses pesquisadores se faz efetivo quando vemos materializados com ações como estas”.

Os cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências do Envelhecimento e Educação Física, são nota 5 na avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O Encontro começa com uma roda de conversa às 10h, para tratar do tema central. Quem organiza é a Profa. Dra. Sandra Ortiz, Gerência Nacional de Pesquisa do Grupo Ânima, participa o Prof. Dr. Milton Roberto Furst Crenitte como convidado. Às 12h a Mestranda Carmem Lúcia Leme de Lima, coordena uma atividade cultural de dança de salão. Paralelamente no ginásio a Profa. Dra. Bruna Gabriela Marques, acompanha a oficina “A atuação do Esporte e os Jogos da pessoa Idosa”, com o Prof. Ms. Bruno Manias e Atletas do Município de Santo André. Das 10h às 16h30 no espaço-stand, acontecem as feiras de empreendedorismo da pessoa idosa e feira intergeracional, assim como a apresentação do Projeto Escola da Maturidade, que faz parte da ação Universidade Aberta à Pessoa Idosa, do Instituto Ânima. Das 14h às 15h30 nas salas de aula do térreo, ocorrerão oficinas a respeito da Ong Eternamente SOU e do Conselho Gestor de São Paulo, tendo ainda, o apoio jornalístico do portal da terceira idade. O Coral da Associação Brasil Parkinson, encerra o evento com uma apresentação às 17h30.

Universidade Aberta à Pessoa Idosa - Nunca é tarde para aprender

Com o aumento da população idosa no Brasil e sua maior longevidade e atividade, o projeto Universidade Aberta à Pessoa Idosa, do Instituto Ânima, visa a democratização do ensino superior à pessoas 60+ e a ampliação do debate sobre a participação do idoso na construção de uma sociedade diversa. Por meio de cursos gratuitos para pessoas 60+, ações, palestras, encontros e projetos de extensão organizados por professores e estudantes. Voltado não só à população idosa, mas também à comunidade acadêmica e aos setores responsáveis pelo atendimento da pessoa idosa, o Núcleo de Promoção de Acesso à Direitos trabalha simultaneamente com Campanhas Educativas, Encontros Presenciais e uma Plataforma Central de Informação.

Serviço:

Evento: IV Encontro Intergeracional e o VII Idosos 60+ - As Relações Intergeracionais do Bem Viver e os Processos Socioculturais e Educacionais do Envelhecimento

Data: 08/10 - das 10h às 17h

Localização: São Judas unidade Mooca, Rua Taquari, 546

Sobre a São Judas

A São Judas é uma das três melhores universidades privadas do estado de São Paulo, segundo o Ministério de Educação (MEC), com nota 4 de 5 no Índice Geral de Cursos (IGC). Com aproximadamente 37 mil alunos, 11 unidades localizadas na Capital e Grande São Paulo e mais de 120 cursos, a instituição combina qualidade e acessibilidade, tradição e inovação, com o uso de novas metodologias educacionais, laboratórios multidisciplinares de aprendizagem integrada e programas de desenvolvimento de competências socioemocionais. Além disso, o aluno aprende na prática desde o primeiro dia de aula.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp