23/09/2022 às 12h12min - Atualizada em 25/09/2022 às 00h01min

Em iniciativa inédita, estudantes de Medicina da São Judas levam atendimento médico a Comunidades Ribeirinhas na Amazônia

Atendimentos feito para Comunidades Ribeirinhas no trajeto do rio Tapajós

SALA DA NOTÍCIA São Judas
usjt.com.br

  • Expedição inaugural do Projeto Missão Amazônia reúne estudantes de Medicina de cinco estados, que navegarão pelo rio Tapajós a bordo de barco-hospital;
  • Iniciativa está incorporada como atividade prática e de extensão universitária ao currículo da Inspirali e, a partir de agora, será uma atividade permanente na região
 

Santarém, setembro de 2022 -- No próximo dia 24 de setembro até 8 de outubro, estudantes da São Judas unidade de Cubatão, que faz parte da Inspirali, vertical de Medicina da Ânima Educação, dará início à expedição inaugural do Projeto Missão Amazônia. Esta iniciativa inédita em sua primeira edição, levará 5 estudantes da São Judas, dentre os 30 alunos de seis escolas de Medicina do grupo Ânima, supervisionados por 10 professores, para oferecer atendimento médico in loco e via telemedicina para mais de 10 comunidades ribeirinhas situadas nos municípios de Santarém, Aveiro e Belterra, no Pará.  

As expedições ocorrerão de maneira contínua e já estão incorporadas como atividade prática e de extensão universitária ao currículo da Inspirali. Para 2023, já estão previstas seis novas incursões na região. Essa primeira expedição pretende realizar até 3 mil atendimentos em 15 dias. O objetivo, além de levar atendimento e orientação médicos aos moradores da região, é proporcionar aos alunos uma abordagem humanizada da Medicina.  

“Nosso propósito é formar médicos com pensamento crítico e reflexivo, preocupados com as necessidades de comunidades menos favorecidas, que possam olhar para todo o contexto e ser capazes de propor soluções. Será um resgate da medicina humanitária a partir de uma conexão da medicina ‘antiga’ com a moderna”, diz a Profa. Dra. Lena Peres, diretora de Formação e Desenvolvimento Docente da Inspirali e uma das líderes da expedição. A conexão a que a professora se refere se traduzirá na combinação de abordagens modernas, como a telemedicina, à conhecimentos da realidade amazônica, como fitoterapia, cuidados quanto a animais peçonhentos e práticas educativas locais.  

“Missão Amazônia” percorrerá o rio Tapajós entre os municípios de Santarém e Belterra, no Pará, oferecendo atendimento médico gratuito 

Os estudantes foram selecionados dentre o contingente dos que estão nos últimos anos da graduação em Medicina nas instituições Universidade Potiguar / UnP (RN); Universidade Salvador / Unifacs (BA); Centro Universitário de Belo Horizonte / UniBH (MG); Universidade São Judas (SP); Universidade Anhembi Morumbi (SP) e Universidade do Sul de Santa Catarina / UniSul (SC). Trazendo na bagagem as mais diversas experiências de vida, estão passando por um processo de capacitação que inclui orientações gerais referentes ao fluxo da missão e também a segurança, documentação e preparo psicológico. As atividades durante a missão envolverão grupos de alunos oriundos da mesma instituição e também times formados por estudantes de instituições diferentes, a fim de proporcionar o máximo possível de troca de experiências e aprendizado. Na volta às suas respectivas cidades-natais, os alunos participarão de várias atividades para transmitir aos colegas os aprendizados resultantes do projeto.  

Além das seis escolas que enviarão alunos ao Pará, as demais oito instituições da Inspirali que oferecem graduação em Medicina terão envolvimento no projeto, com atendimento via telemedicina e troca de informações entre alunos e professores para diagnósticos e definição de condutas. Os atendimentos incluirão consultas, exames e mesmo pequenas cirurgias.  

O barco-hospital Abaré, a bordo do qual a expedição navegará pelo rio Tapajós, possui estrutura para atendimento clínico e odontológico: são quatro consultórios, sala para pequenas cirurgias e estrutura de laboratório para análises clínicas e radiografias, além de acomodações para os integrantes da missão. A embarcação, de baixo calado, é própria para navegar em rios mais rasos, o que lhe permite chegar a mais comunidades, e será utilizada em todas as expedições do projeto. A Prefeitura de Belterra destacará uma equipe de estratégia de saúde da família para também participar da expedição, propiciando a atuação conjunta dos profissionais locais com estudantes e professores da Inspirali.  

No barco-hospital Abaré II serão realizados consultas, exames e pequenas cirurgias. 

O Projeto Missão Amazônia abrange premissas surgidas a partir do advento da pandemia de Covid-19, como a necessidade da Saúde Única, abordagem que prevê a associação das saúdes humana, animal e ambiental de forma indissociável, com soluções analisadas de forma conjunta. “A busca do equilíbrio entre essas três frentes é o que permitirá que, por exemplo, a comunidade médica possa tentar evitar a ocorrência de outras pandemias”, explica a Profa. Dra. Lena.  

O projeto também tratará da questão da mortalidade infantil. Belterra, cidade que fica a mais de 700 km de Belém, a capital paraense, tem hoje um dos mais altos índices neste aspecto: 19,1 óbitos a cada 1 mil nascidos vivos (no Brasil, são 12 por 1 mil). A expedição levará orientações aos moradores e ações básicas de prevenção e promoção da saúde, de maneira a contribuir para a redução do índice.  

“Na Inspirali, somos uma organização com 14 cursos de Medicina, 1,5 mil professores e 13 mil alunos e temos a obrigação de cumprir o nosso propósito, que é o de transformar o Brasil e a saúde pela educação. A Missão Amazônia é um projeto do tamanho do nosso propósito. Queremos ajudar a mudar indicadores de saúde, como o de mortalidade infantil, e impactar de alguma forma a melhora da saúde da população local, reforçando os espaços organizados pelo Sistema Único de Saúde”, diz o Prof. Dr. José Lúcio Machado, diretor médico da Inspirali, que também participará em parte da expedição.  

Além dele, o CEO da Inspirali, Guilherme Soárez, e o presidente do conselho de administração da Ânima Educação, Daniel Castanho, estarão em Belterra para acompanhar parte das atividades e planejar junto com a autoridades locais as ações das novas expedições que serão realizadas a partir do início de 2023.  

Sobre a São Judas 

A São Judas é uma das três melhores universidades privadas do estado de São Paulo, segundo o Ministério de Educação (MEC), com nota 4 de 5 no Índice Geral de Cursos (IGC). Com aproximadamente 37 mil alunos, 11 unidades localizadas na Capital e Grande São Paulo e mais de 120 cursos, a instituição combina qualidade e acessibilidade, tradição e inovação, com o uso de novas metodologias educacionais, laboratórios multidisciplinares de aprendizagem integrada e programas de desenvolvimento de competências socioemocionais. Além disso, o aluno aprende na prática desde o primeiro dia de aula.  

Sobre a Inspirali 

Criada em 2020, a Inspirali atua na gestão de escolas médicas do Ecossistema Ânima. É uma das principais empresas de ensino superior de Medicina no Brasil, com mais de 13 mil alunos e 14 instituições -- localizadas em capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis e Natal -- e importantes centros de desenvolvimento do país, como Piracicaba (SP), São José dos Campos (SP), Cubatão (SP), Tubarão (SC), Vespasiano (MG), Irecê̂ (BA), Jacobina (BA), Guanambi (BA) e Brumado (BA).  

As graduações em Medicina seguem modelo acadêmico reconhecido entre os mais inovadores do mundo e pensado para formar profissionais de alta performance com uma visão integral do ser humano. O portfólio da Inspirali contempla também cursos livres e especializações focados na medicina integrativa e aborda temas relevantes no cenário global, a exemplo da pós-graduação em cannabis medicinal, primeiro curso na área certificado pelo Ministério da Educação (MEC). A aprendizagem digital ativa oferece recursos tecnológicos (robôs de alta fidelidade e realidade virtual e aumentada MedRoom) e apoio socioemocional, assim como as atividades práticas e o acompanhamento personalizado.  

Sobre a Ânima Educação 

Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com mais de 400 mil pessoas, composta por mais de 394 mil estudantes e cerca de 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 570 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.  

Em 2022, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação -- parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC -- figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards -- FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp