22/09/2022 às 11h37min - Atualizada em 26/09/2022 às 00h01min

Liga Esportiva NESCAU alia esporte e paradesporto para garantir inclusão

Edição 2022 da maior competição estudantil poliesportiva do Brasil mantém seu DNA inclusivo, garantindo que atletas e paratletas dividam o mesmo espaço entre 8 e 9 de outubro, no clube Esperia, em São Paulo

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho

O esporte de base é uma ferramenta poderosa de inclusão social. Na Liga Esportiva NESCAU isso é levado muito a sério. O evento é reconhecido como primeiro campeonato estudantil a realizar as competições convencionais e adaptadas em um mesmo espaço e oferecer a oportunidade de convivência entre as crianças sem e com deficiência. A edição 2022, nos dias 8 e 9 de outubro, no clube Espéria, em São Paulo, não será diferente.

São seis modalidades adaptadas: atletismo velocidade, atletismo arremesso, atletismo salto em distância, natação, tênis de mesa e skate. Podem participar crianças e jovens de 7 a 17 anos, em uma categoria única, não havendo diferença de gênero, pois as disputas serão mistas. Também é possível se inscrever em mais de um esporte.

Para participar, basta acessar o site oficial do evento: www.liganescau.com.br. As inscrições seguem abertas até que todas as vagas sejam preenchidas. A Liga Esportiva NESCAU é grátis. As inscrições devem ser feitas pelos pais ou profissionais do esporte vinculados a escolas, clubes, ONGs e associações.

A inclusão também será sentida depois das competições. Isso porque todos receberão medalhas de participação. As provas seguirão as regras oficiais da World Para Athletics, sendo que, sempre que possível, haverá subdivisões para agrupar pessoas com mesmas características em subcategorias.

O atletismo adaptado será disputado nas provas de 50 metros, 75 metros, 100 metros, arremesso de peso e salto em distância. Na natação, todas as provas do programa serão na distância de 25 metros e no estilo livre. No tênis de mesa, os jogos serão individuais e realizados em um set de 18 pontos. O estilo street vai dominar o paraskate da Liga Esportiva NESCAU. Cada skatista terá 1 minuto para a apresentação.

Em conjunto ao paradesporto, a Liga Esportiva NESCAU terá 11 modalidades convencionais. São elas, atletismo velocidade, atletismo arremesso, atletismo salto em distância, basquete, futsal, ginástica, handebol, natação, skate, tênis de mesa e vôlei. "O esporte ensina e traz valores que as crianças levarão para a vida toda. E promover a inclusão é um desses valores. Por isso, incentivamos essa integração a cada edição da Liga Esportiva NESCAU, a qual mostra que todos podemos ser inseridos nos mais diversos ambientes e situações. E o bacana é sentir como as crianças encaram tudo com naturalidade", afirma Mariana Santos, Gerente de Marketing de NESCAU.

Tem mais - Além das modalidades esportivas, a Liga Esportiva NESCAU 2022 conta com 18 formatos de Desafios e Oficinas: os Desafios oferecem possibilidades para que crianças e jovens mostrem suas habilidades no esporte fora de uma competição esportiva. A ideia é que sejam um momento de descontração e de muito aprendizado em atividades como arremesso de 3 pontos, chute no alvo, dança, embaixadinhas, peteca, queimada e tênis de mesa com bexiga.

As Oficinas trazem uma oportunidade para quem está disposto a experimentar novas práticas esportivas. Para isso, as crianças e jovens contarão com profissionais qualificados para ensinar na prática as técnicas e regras da modalidade a sua escolha. Confira as opções: Skate; Parkour; Esgrima; Tabuleiros (xadrez e damas); Ioiô; Stacking; Circense (malabares); Capoeira; Minigolfe; Bambolê; Slackline e Cordas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp