26/09/2022 às 11h16min - Atualizada em 27/09/2022 às 00h01min

Vetoquinol lança programa para diagnosticar verminoses em bovinos nas principais regiões da pecuária nacional

SALA DA NOTÍCIA Viviane Righetti Passerini

A Vetoquinol Saúde Animal, uma das 10 maiores indústrias veterinárias do mundo, reforça o compromisso de oferecer soluções e serviços eficazes aos pecuaristas com uma ação diferenciada, que fará o diagnóstico de verminoses nas principais regiões de pecuária de corte e leite do país. O programa OPG Multiação tem o objetivo de influenciar o tratamento estratégico de 5 milhões de bovinos até o fim deste ano, impactando mais de 1.100 propriedades em todo Brasil. 

"Com esse importante serviço, estamos contribuindo para massificar a identificação dos vermes gastrointestinais das propriedades, problema extremamente relevante, que compromete o ganho de peso na fazenda. Este prejuízo chega em média a mais 40 quilos por animal ao ano – ou seja, quase 2 arrobas – e podendo ultrapassar os R$ 800 anuais por bovino, apenas com o impacto das verminoses. Soma-se a isso o baixo aproveitamento do suplemento mineral e das pastagens consumidas pelo animal, refletindo em baixo desempenho. O OPG Multiação adota medidas para controle do problema, o que reduzirá o prejuízo dos produtores e maximizará a saúde, o bem-estar e a capacidade zootécnica dos bovinos", afirma Antônio Coutinho, gerente de marketing para grandes animais da Vetoquinol. 

A Vetoquinol já conta com aproximadamente 40 Veterinários equipados com microscópios que percorrem propriedades rurais de diversos estados para análises de OPG (Contagem de Ovos por Grama). Em parceria com a Agroquima, importante distribuidora de insumos agropecuários do Centro-Oeste e Norte, mais 13 profissionais estão sendo integrados ao time Vetoquinol. 

"OPG é a medida utilizada para verificar o índice da presença de vermes gastrointestinais nos bovinos. Taxa acima de 250 ovos por grama de fezes indica que o animal está infectado e que produtor já está tendo perdas de produtividade", explica o médico veterinário Guilherme Moura, gerente de serviços técnicos da Vetoquinol. 

Diarreia, anemia e falta de apetite estão entre os sintomas das infecções por vermes. Os parasitas internos também podem provocar problemas reprodutivos. "Esse impacto negativo torna urgente o combate eficiente do agente causador das enfermidades", ressalta Moura. 

"Por meio do diagnóstico realizado pela equipe especializada do OPG Multiação, os pecuaristas conseguem avaliar a eficácia da vermifugação e se é necessário reajustar ou refazer o protocolo sanitário, para que o rebanho possa atingir sempre o seu máximo potencial zootécnico. Essa iniciativa da Vetoquinol contribuirá para a evolução da produção animal do Brasil", finaliza Antonio Coutinho. 

Nos próximos 90 dias, o programa OPG Multiação será intensificado nas principais regiões dedicadas à pecuária de corte e leiteira no país. 

Sobre a Vetoquinol    

Entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Grupo independente, projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos, destinados à produção animal (bovinos e suínos), a animais de companhia (cães e gatos) e a equinos. Desde sua fundação, em 1933, a Vetoquinol combina inovação com diversificação geográfica. O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de produtos associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a Clarion Biociências, ocorrida em Abril/2019. A Vetoquinol gera 2.372 empregos e está listada na Euronext Paris desde 2006 (símbolo: VETO). A Vetoquinol conta com SAC formado por profissionais da área veterinária para auxílio aos clientes. A ligação é gratuita - 0800 741 1005. Site: www.vetoquinol.com.br    

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp