26/09/2022 às 09h49min - Atualizada em 28/09/2022 às 00h06min

Grupo CRV aumenta market share no mercado brasileiro de genética bovina

Mudanças administrativas, operacionais e comerciais realizadas nos últimos anos estão impulsionando o crescimento do Grupo CRV no Brasil.

SALA DA NOTÍCIA Maria Clara Silva

Rudi den Hartog/ Arquivo CRV

Mudanças administrativas, operacionais e comerciais realizadas nos últimos anos estão impulsionando o crescimento do Grupo CRV no Brasil. Os resultados do recém-fechado ano holandês 2021-2022 (a empresa tem sede na Holanda e segue o ano fiscal daquele país, de setembro a agosto) mostram que mesmo com a retração do mercado brasileiro de genética bovina, observada nos últimos meses, a CRV ganhou market share na venda de doses aos produtores. Além disso, a Central Bela Vista, pertencente ao grupo, bateu seu recorde de produção, com 6,8 milhões de doses, o equivalente a cerca de um quarto do consumo nacional desse tipo de produto. 

“A CRV e a Bela Vista estão trabalhando de forma eficiente, com produtos e serviços cada vez melhores e mais próximos das necessidades dos pecuaristas”, afirma Rudi den Hartog, presidente do Grupo CRV no Brasil. “O grupo aumentou seu faturamento e, mais importante, manteve-se lucrativo em suas operações brasileiras, o que já acontece há alguns anos”, informa o presidente. 

“Ainda não sabemos se a atual retração do mercado é uma inversão de ciclo ou um ajuste natural depois de vários anos de forte crescimento, mas, em doses vendidas, a CRV performou muito bem e aumentou sua participação nas vendas do setor”, explica Flávio Moraes, gerente executivo de Vendas da CRV.  

Para o Grupo CRV, o ganho de mercado é um reflexo das várias medidas adotadas pela empresa nos últimos tempos. Uma delas é a ampliação do portfólio de leite e corte: só neste ano a CRV contratou 80 novos touros junto a criadores brasileiros e outros 60 touros de criadores internacionais, ampliando a oferta para o mercado. “A ação junto aos parceiros locais de genética nos permitiu a contratação dos melhores touros disponíveis”, diz Moraes, citando, como um exemplo, o touro Lúdico FIV WAD, declarado Campeão Nacional Gir Leiteiro 2022 na recente feira Megaleite, realizada em Belo Horizonte (MG). 

A CRV, que tem sede na cidade de Ribeirão Preto (SP), também lançou em 2022 a linha Embryo, de embriões, e serviços como o HerdOptimizer que, em conjunto com o exclusivo sistema Sirematch, possibilita o perfeito acasalamento de animais de acordo com as demandas do cliente. “Contratamos um doutor em Genômica, vindo dos EUA, para trabalhar diretamente com o HerdOptimizer e ampliar o suporte aos clientes de leite da empresa”, exemplifica Sandra Castilho, gerente de Marketing da CRV. Segundo ela, a CRV está aparecendo mais e melhor no “radar” dos pecuaristas, devido à forte presença da marca em programas de TV, lives interativas e participação em feiras e eventos de pecuária em todo Brasil.  

Central Bela Vista dobrou capacidade de produção 

Na Central Bela Vista, localizada em Botucatu (SP), os pesados investimentos em capacidade realizados desde 2020 fizeram com que a produção no último ano holandês tenha sido 40% superior ao período anterior. Entre várias iniciativas, a empresa dobrou o número de piquetes para animais (800 posições), construiu uma segunda central de coleta, ampliou e modernizou laboratórios e inaugurou um centro tecnológico que avalia raças, linhagens e animais por sua eficiência alimentar, serviço que já está sendo comercializado junto ao mercado.  

“Mesmo com a produção em alta, renovamos nossas certificações de qualidade, conquistamos o selo do Bem-Estar Animal e nossos 80 colaboradores indicaram a Bela Vista como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, com o que conquistamos, em 2022, o selo Great Place to Work pelo segundo ano consecutivo”, afirma Gerson Sanches, gerente de Operações da central. 

Todas essas mudanças modificaram o peso da operação brasileira no Grupo CRV mundial. O Brasil é hoje um dos maiores mercados globais da CRV em doses vendidas. É também a mais importante fonte genética de animais de corte, especialmente da raça Nelore. E a Central Bela firmou-se como a maior central de coleta de sêmen do grupo no mundo. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp