29/09/2022 às 14h40min - Atualizada em 30/09/2022 às 14h04min

Como equipamentos eficientes podem aumentar a produtividade na agricultura familiar

Cada vez mais importante para as pequenas propriedades rurais, produtos tecnológicos precisam aliar produtividade, economia e versatilidade

SALA DA NOTÍCIA Lícia Maria Assunção Martins

São Paulo, setembro de 2022 – De acordo com o último Censo Agropecuário realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a agricultura familiar abrange 3,9 milhões de estabelecimentos rurais, emprega mais de 10 milhões de pessoas e é responsável pela produção de parte importante dos alimentos que chegam à nossa mesa: 11% do arroz, 42% do feijão preto, 70% da mandioca, 71% do pimentão e 45% do tomate.

Para seguir como protagonista no abastecimento alimentar, o pequeno produtor precisa ter acesso à informação, ao crédito e também a tecnologias capazes de garantir produtividade, economia e versatilidade - afinal, diferentemente da monocultura, presente em grandes áreas, as propriedades de agricultura familiar se dedicam ao cultivo de uma ampla variedade de alimentos.

“Os fabricantes de equipamentos têm um papel imprescindível no dia a dia do pequeno produtor, pois, com acesso a tecnologias avançadas, ele se torna capaz de plantar e colher de maneira mais eficiente”, explica Mayara Amaral, Gerente de Marketing da Branco Motores, empresa referência nacional no desenvolvimento de soluções para o agronegócio. “Um exemplo prático é o agricultor que usava enxada e agora usa um motocultivador para preparar o solo. Certamente, a produtividade de suas terras teve um salto bastante considerável”, acrescenta.

Além do motocultivador, algumas soluções têm se tornado cada vez mais importantes para as pequenas propriedades, como motobombas, que levam água até as plantações; pulverizadores, para controle de pragas e distribuição de fertilizantes; perfuradores, capazes de agilizar o processo do plantio; e geradores, que garantem energia ao local da produção.

“A maior parte do portfólio da Branco Motores é desenvolvida com foco no agricultor familiar. E, para isso, nós buscamos sempre entender quais são as necessidades desse público e como podemos encontrar tecnologias capazes de atendê-lo. Além disso, temos o objetivo de sempre fornecer informações claras sobre o uso dos nossos equipamentos e disponibilizar assistência técnica qualificada”, pontua Mayara.

Conheça mais sobre a linha de motocultivadores da Branco, que conta com seis modelos diferentes que podem ser utilizados conforme a necessidade do consumidor. A novidade na empresa é o novo Tratorito diesel o BTTD-10 feito para trabalhos ainda mais robustos:

Tratorito BTTD-10.0 E-1500

O Tratorito BTTD-10.0 E-1500 é um motocultivador utilizado na preparação do solo em diferentes cultivos, como hortaliças, milho, tubérculos e pomares - ou seja, um produto ideal para a agricultura familiar. O equipamento conta com lâmpada de LED acoplada; caixa de transmissão com seis marchas; paralamas equipados para maior proteção; um robusto quadro de proteção do motor; e com o novo motor Branco XS.
Outras características do produto:
  • Sistema de partida Elétrica - 12V;
  • Combustível – Diesel;
  • Potência máxima do motor - 10,6cv @3600rpm;
  • Cilindros – Monocilíndrico;
  • Capacidade do tanque - 4,9 L;
  • Filtro de ar - Banhado a óleo;
  • Tipo de lâmina – Preparadora;
  • Lâminas - 40 lâminas;
  • Largura de corte - 1500 mm;
  • Profundidade de corte - 150 - 300mm.

Sobre a Branco Motores:
Fundada em 1936, a Branco Motores é referência nacional no desenvolvimento de soluções para o agronegócio, construção civil, floresta e jardim. A empresa possui um compromisso permanente com a qualidade, a ética e o desenvolvimento de soluções pioneiras e eficientes. O portfólio, completo e inovador, conta com linhas de motores, geradores, motobombas, motocultivadores, lavadoras, perfuradores de solo, entre outros produtos. São itens com alta tecnologia, desempenho, segurança e economia, além de reconhecida assistência técnica e pós-venda.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp