30/09/2022 às 09h31min - Atualizada em 01/10/2022 às 00h00min

JP Agronegócios foca na seleção do gado Montana na alta produtividade

JP Agronegócios foca na seleção do gado Montana na alta produtividade

SALA DA NOTÍCIA Graziele Oliveira

Avaliações genéticas periódicas e assessoria de profissionais da Associação Internacional de Criadores de Montana (AIC-MTN) estão entre as ferramentas de gestão que contribuem para a evolução zootécnica do rebanho da JP Agronegócios, que hoje soma cerca de 600 matrizes. Sediada em Três Lagoas (MS), a propriedade está completando 11 anos de sucesso com a raça Montana e produz 100 touros melhoradores por ano.
José Pavan Neto, presidente da AIC-MTN e proprietário da JP Agronegócios, destaca a importância do trabalho da entidade, especialmente em relação ao apoio aos criadores de Montana. “A associação coopera muito para termos resultados produtivos e reprodutivos tão bons. Contribui para o objetivo comum de melhorar o Montana safra após safra. Nesse trabalho, é essencial o suporte da Universidade de São Paulo, que avalia nosso rebanho e ajuda no direcionamento do melhoramento genético”.
“Os resultados das avaliações periódicas nos dão a certeza de que estamos tomando as decisões mais acertadas possíveis”, complementa Pavan Neto. Prova disso é que a propriedade tem atingido ótimos índices de desempenho. “Alguns dados chamam a atenção. Nossa taxa de prenhez aos 14 meses gira em torno de 80%, com inseminação artificial em tempo fixo (IATF) e repasse de touros. Nossas fêmeas conseguem emprenhar novamente aos 2 anos. A idade de abate também foi reduzida para 2 anos com peso médio de 21 arrobas”.
Todas as informações colhidas nas propriedades de Montana associadas à AIC-MTN são processadas pelos geneticistas Joanir Eler e José Bento Ferraz, professores da USP – campus de Pirassununga. Com os dados gerados, a fazenda direciona o trabalho para melhorar o rebanho priorizando as características desejadas. “Há 30 anos, a USP faz este trabalho com muita competência. Todo esse conhecimento nos passa muita confiança”, declara Pavan.
Buscando aumentar ainda mais a confiabilidade do seu programa de melhoramento genético, a JP Agronegócios iniciou a avaliação genômica de seu rebanho, em 2021. “A genômica é uma espécie de auditoria de todas as informações processadas. Trata-se de um serviço orientado pela AIC-MTN para aumentar ainda mais a confiabilidade dos dados zootécnicos”, conta Pavan Neto.
Superintendente técnica da AIC-MTN, a zootecnista Gabriela Giacomini explica que os resultados obtidos pela JP Agronegócios representam exemplo de sucesso de um trabalho competente em prol do Montana. “A pecuária precisa utilizar a melhor tecnologia disponível para alcançar maior produtividade, sem esquecer da qualidade da carne. A associação, com o apoio científico da USP, caminha nessa direção”.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp