30/09/2022 às 13h38min - Atualizada em 01/10/2022 às 00h00min

Sipat da Construção Civil reforça medidas de segurança que acontecem o ano todo

Índice de acidentes em obras regulares é baixo, mas ainda requer atenção

SALA DA NOTÍCIA Marcella Carvalho

Divulgação
Acidente de trabalho é um tema bastante sensível para as empresas, principalmente aquelas que atuam na Construção Civil, que lidam diariamente com perigos reais. A Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat), por conta do dia de Prevenção de Acidentes de Trabalho, 27 de setembro, é realizada em diversas áreas, mas construtoras e incorporadoras reforçam as ações de prevenção praticadas o ano inteiro. Tal medida, de acordo com os relatórios mensais da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), tem contribuído para a diminuição de intercorrências com os trabalhadores da área.

No último relatório da Abrainc, a pesquisa foi baseada em números de 883 canteiros de obras, e nestes estão trabalhando mais de 67 mil funcionários. O investimento médio em Equipamento de Proteção Individual (EPI) por funcionário próprio no mês foi de R$ 224 e o gasto com Equipamento de Proteção Coletiva (EPC) por obra foi, em média, de R$12.697. 90% das empresas apresentaram uma Taxa de Frequência (TF) classificada como muito boa. 100% das empresas apresentaram uma Taxa de Gravidade (TG) classificada como muito boa. Nos números de acidentes por trabalhador, em nenhuma parte do corpo registrou-se mais de 0,1% de incidência.

Além dos investimentos, as ações de conscientização com os trabalhadores têm sido bastante eficazes. É o que relata a engenheira civil da AP Ponto Construtora e Incorporadora, como execução de treinamentos introdutórios e periódicos, seguindo as normas que regulamentam a segurança do trabalho, distribuição de EPI de acordo com a função de cada colaborador, realização de DSS (Diálogo Semanal de segurança) e campanhas mensais de saúde e segurança do trabalho. “As ações de segurança do trabalho são diárias, que vão desde a exigência da utilização de capacete, uniformes e demais EPIs, à passagem dos colaboradores dentro do caminho seguro delimitado pelo técnico de segurança”, registra a engenheira. “Por todo o canteiro, temos mensagens que lembram os trabalhadores sobre a importância do autocuidado, reforçando que a vida dele importa para nós e para seus familiares”, reforça Mariana. A profissional ainda relata que a empresa possui um cronograma anual durante todo período da obra para a realização de campanhas temáticas de prevenção e conscientização da saúde e segurança do trabalho, tais como Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul, entre outras.

Sobre a AP Ponto

A AP Ponto Construtora e Incorporadora atua no segmento “Casa Verde e Amarela”. Fundada na capital mineira, em 2009, pelo engenheiro Bruno Lafetá, a empresa celebra mais de uma década de atuação e o crescimento de 10 vezes nesse período. A construtora atualmente está presente nas cidades de Belo Horizonte, Contagem, Betim, Vespasiano, Santa Luzia, Uberlândia e em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp