30/09/2022 às 13h32min - Atualizada em 01/10/2022 às 00h01min

Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito

Será que tenho mau hálito?

SALA DA NOTÍCIA Vero Lettera Comunicação

O problema tem inúmeros efeitos negativos na vida das pessoas. Ainda segundo Claudia, a insegurança e o isolamento social, resultando em transtornos psicológicos, são alguns deles, muitas vezes afastando o indivíduo do convívio social, afetivo e profissional. "Na maioria dos casos, a pessoa desenvolve ansiedade, depressão, alcoolismo, baixa autoestima, hábitos deletérios, como escovação excessiva dos dentes, limpeza exagerada da língua, e se torna dependente das gomas de mascar e balas para disfarçar o problema", conta. Outra consequência comum é a peregrinação médica, com gastos excessivos em exames que não detectam a causa. "Essa alteração está em 90% dos casos relacionada a algum transtorno bucal, como a baixa salivação, doenças bucais ou até uma dieta desequilibrada, devendo ser identificada através de um correto diagnóstico e tratada adequadamente. É por isso que o cirurgião-dentista qualificado em halitose deve ser o primeiro profissional a ser buscado. Então aí, se necessário, o tratamento poderá ser multidisciplinar, envolvendo outras especialidades."

A diretora executiva da ABHA ainda destaca a chamada halitose subclínica ou subjetiva, que ocorre quando há ausência de mau cheiro na boca, mas o paciente sente uma distorção do olfato e do paladar, que o fazem acreditar que tem mau hálito, quando na verdade não tem. "Não somos bons avaliadores do próprio odor. O olfato se adapta a qualquer cheiro, o que chamamos de fadiga olfatória. É o mesmo caso quando usamos um perfume há muito tempo e não nos damos conta mais do cheiro. E fazer essa avaliação a partir das reações das pessoas só serve para alimentar as inseguranças. A única forma de saber se você está ou não com o hálito alterado é perguntado", afirma a profissional qualificada em halitose.  

Campanha  

Questionar alguém de confiança é, inclusive, o tema da Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2022: Mau Hálito: Na Dúvida, Pergunte!. Promovida pela ABHA a partir do dia 22 de setembro, data que marca o Dia Nacional de Combate ao Mau Hálito, a ação acontecerá em todo país até 25 de outubro, dia em que se celebra o Dia Nacional do Cirurgião-Dentista. "Nosso intuito é incentivar as pessoas a, sempre que tiverem dúvidas, perguntarem para entes de seu convívio. Com a resposta, elas podem buscar tratamento. As ações também vão informar a população sobre a saúde do hálito, sobre diagnóstico de halitose e prevenção, além de conscientizar de que mau hálito tem sim tratamento, que deve ser feito com o profissional correto, o cirurgião-dentista", finaliza Claudia. A campanha prevê palestras e ações sobre adequação dos hábitos diários para manutenção da saúde bucal e informações sobre tratamento direcionado, que possam tranquilizar o paciente.

Conheça a ABHA

A Associação Brasileira de Halitose, designada pela sigla ABHA (www.abha.org.br.), é uma Associação Civil, de direito privado, de caráter cultural e científico, sem fins lucrativos, religiosos ou políticos, constituída por um número ilimitado de associados e fundada na Bahia, em 1998. Atualmente é a principal referência quando se fala em halitose no Brasil, graças ao desempenho de seus diretores e membros, que trazem em cada ato a seriedade e, acima de tudo, o compromisso com a categoria odontológica e a população. Um dos objetivos é alertar a população contra o uso indevido de produtos que não possuem registro junto à ANVISA. Além de incentivar o desenvolvimento e aprimoramento de estudos e pesquisas na área de Halitose, contribuindo para o crescimento técnico e científico dos profissionais de diferentes áreas da saúde.

Serviço: Dra. Cláudia C. Gobor 
Cirurgiã dentista especialista pelo MEC no tratamento da Halitose 
Ex-presidente a atual Diretora Executiva da Associação Brasileira de Halitose 
Website: www.bomhalitocuritiba.com.br 
@bomhalitocuritiba 
Facebook Bom Hálito Curitiba / Halitose Curitiba 
(41) 3022-3131 / (41) 99977-7087


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp