30/09/2022 às 16h19min - Atualizada em 01/10/2022 às 00h01min

Sul ocupa o segundo lugar no ranking de inadimplência das micro e pequenas empresas, revela Serasa Experian

Na análise completa, 52% das MPEs com contas em atraso no Brasil atuam no segmento de Serviços e 39,5% no de Comércio

SALA DA NOTÍCIA Hugo Bercilo
www.serasaexperian.com.br

Divulgação
O Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian revelou que, em agosto, das 5.540.767 micro e pequenos negócios (MPEs) com contas em atraso no Brasil, 16,4% eram do Sul, segundo lugar no ranking das regiões, atrás da Sudeste (53%) e seguida pela Nordeste (16,3), Centro-Oeste (9%) e Norte (5,3%). O estado do Paraná se destaca com 358,6 mil empresas no vermelho, seguido pelo Rio Grande do Sul com 314,9 mil e Santa Catarina com 233,9 mil. Confira o levantamento completo no gráfico abaixo:



Na análise geral do indicador, o número total, apesar de expressivo, representa leve queda de 0,1% em comparação com o mês anterior. De acordo com o índice, as companhias que atuam no setor de Serviços são as que possuem a maior representatividade, com 52%, seguidas pelas atuantes no Comércio (39,5%).

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a queda na falta de pagamento das empresas é tímida e ainda traz um sinal de alerta para que elas deem mais atenção a organização de seus fluxos de caixa. “As empresas precisam ter em mente que a alta inflação impacta o bolso dos brasileiros e, consequentemente, os negócios pela diminuição no poder de compra. Por isso, a dica é cortar custos desnecessários e negociar despesas sempre que possível”. 

Na análise completa da inadimplência dos negócios no país, que considera os portes de micro, pequenas, médias e grandes empresas, o valor médio das 44,1 bilhões de dívidas inadimplentes chegou em R$ 16.456,50. A maioria dos débitos atrasados foram contraídos nos setores de Serviços (27,6%), Bancos e Cartões (18,8%), Telefonia (9,2%) e Varejo (4,2%).
 

Metodologia 

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas contempla a quantidade de empresas brasileiras que estão em situação inadimplência, ou seja, possuem pelo menos um compromisso vencido e não pago, apurado no último dia do mês de referência. O Indicador é segmentado por UF, porte e setor. 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp