28/04/2020 às 12h51min - Atualizada em 28/04/2020 às 12h51min

Suplementação mineral no pasto dá até 1 arroba a mais por ano

A suplementação mineral em bovinos de corte deve ser feita em todas as fazes de vida do animal

Reporte Marcos Antonio - Marcos Imprensa
Assessoria de Imprensa
No período das águas, a quantidade e a qualidade do pasto são melhores e os pecuaristas podem lançar mão da suplementação mineral com aditivos para alcançar o peso dos animais para o abate mais rápido. “Com a suplementação correta, o boi ganha mais peso em menos tempo. Em uma propriedade que utiliza suplemento mineral convencional o ganho será próximo a 4@ por animal no ano. Os aditivos ionóforos como é o caso da narasina incrementa o ganho em 1@ por ano, elevando para cerca de 5@ por animal. Consequentemente, a fazenda vai abater mais cabeças por ano.”, explica João Benatti, gerente de produto para ruminantes da Trouw Nutrition.
 
A suplementação mineral em bovinos de corte deve ser feita em todas as fazes de vida do animal, atentando à qualidade e disponibilidade de forragem. “O suplemento mineral representa, menos de 1% da dieta do animal.  É preciso sempre oferecer pasto de qualidade e em quantidade adequada para o gado. Essa é a base. A partir daí, o suplemento ajuda a acelerar o ganho de peso”, destaca o especialista da Trouw Nutrition.
 
Segundo João Benatti, o pecuarista também precisa estar atento à estrutura da fazenda e ao manejo dos animais. “O sal mineral é colocado uma vez por semana e precisa estar sempre disponível no cocho. As condições ambientais podem acabar interferindo no consumo do animal. Como é o caso das chuvas, que deixam o suplemento empedrado e menos atrativo para o boi”.
 
Garantir a disponibilidade e a integridade do sal mineral impactam diretamente na produtividade. A Trouw Nutrition conta com BellMais NA Dry, suplemento mineral aditivado com a tecnologia Dry e também narasina. Além do ganho de peso, a tecnologia também suporta umidade e chuva, mantendo o sal sempre farelado e seco. “O pecuarista pagou pelo sal e a correta concentração de nutrientes. A tecnologia Dry veio para garantir que o sal se mantenha intacto, sem a perda de nutrientes”, completa Benatti.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »