04/10/2022 às 15h48min - Atualizada em 05/10/2022 às 01h20min

A pesquisa da Nexusguard mostra que houve um aumento no total de ataques DDoS durante o primeiro semestre de 2022, embora tenha caído a proporção máxima de ataque em comparação ao segundo semestre de 2021

O relatório estatístico de DDoS da Nexusguard traz as principais observações e análises sobre ataques referentes ao primeiro semestre de 2022

DINO

Durante o primeiro semestre de 2022, a quantidade de ataques DDoS (negação de serviço distribuído) cresceu em 75,6% em comparação ao segundo semestre de 2021, segundo a pesquisa da Nexusguard, no Relatório estatístico de DDoS do primeiro trimestre de 2022. Apesar do aumento no total de ataques, houve uma queda nas proporções média (0,59 Gbps) e máxima (232 Gbps) de ataque em 56% e 66,8%, respectivamente, durante o mesmo período. Vale destacar o galopante aumento de 330% nos ataques de aplicação em comparação ao segundo semestre de 2021, enquanto que os ataques de amplificação aumentaram em 106,7%.

Os ataques de vetor único representam 85% de todos os ataques no mundo, no primeiro semestre de 2022. Os ataques de UDP (Protocolo de Datagrama do Usuário), que oprimem rapidamente as defesas do alvo, e o HTTPS Flood, que esgota os servidores com solicitações HTTPS válidas, foram os dois vetores de maior predominância. Cerca de 4 de 10 (39,4%) ataques eram de UDP, um aumento de 77,5% em comparação ao segundo semestre de 2021, e os dois grupos combinados representaram mais da metade (55,5%) dos ataques DDoS no mundo todo. Frequentemente, os ataques de UDP servem como uma cortina de fumaça para ocultar outras atividades maliciosas, como tentativas de comprometer dados pessoais identificáveis (PII) ou a execução de malware ou códigos remotos.

Uma novidade nos relatórios de DDoS da Nexusguard são as estatísticas que descrevem os principais destinos de ataque por reflexão. Os ataques por reflexão falsificam o endereço IP do alvo, fazendo-o acreditar enganosamente que recebeu uma solicitação autêntica, normalmente via UDP,àqual o alvo responde. Cerca de 3/4 (74,6%) de todos os ataques por reflexão têm como alvo empresas no Brasil e na Coreia do Sul. Já na Europa, o Reino Unido foi alvo de quase 1/4 (24,6%) de todos os ataques por reflexão na região; com relação ao Oriente Médio e África, o país de Seicheles e a Arábia Saudita foram, juntas, alvo de mais da metade dos ataques (55,5%).

Ataques sorrateiros do tipo “bit-and-piece” continuam a assolar Provedores de Serviços de Comunicação (CSPs) de nível ASN no mundo todo, principalmente Provedores de Serviços de Internet (ISPs). Embora 81% dos ataques no mundo tenham sido menores do que 1 Gbps, os ataques do tipo “bit-and-piece” por redes /24 registraram proporções mínima e máxima de 0,0637 Gbps e 123,7 Gbps, respectivamente. Ao inserir, um a um, quantidades de tráfego de spam em um pool de IP abrangente, o tráfego permanece pequeno o suficiente para contornar a tradicional detecção com base em patamar; no entanto, o acumulado é suficiente para impedir e enfraquecer o alvo.

“Os criminosos estão saindo do período de hibernação com níveis jamais vistos de tentativas, o que mostra um aumento incomparável de ataques no segundo trimestre de 2022. Em junho, se chegará aos níveis de primeiro semestre mais elevados desde 2018”, afirma Juniman Kasman, Diretor de Tecnologia da Nexusguard. “Nós ampliamos nossos relatórios de DDoS de forma a incluir dados sobre destinos de ataque por reflexão, bem como separamos a Europa do Oriente Médio e África, trazendo ainda mais informações às empresas sobre os ataques DDoS. O grande leque de tipos de ataque salientado em nosso mais recente relatório mostra que as empresas devem ficar atentas em se protegerem contra o risco de ataques DDoS.”

Leia o Relatório estatístico de DDoS do primeiro trimestre de 2022 da Nexusguard para mais informações sobre vetores de ataque, estatísticas e tendências com base em dados coletados de CSPs, honeypots, leitura de rede de bots e pesquisa sobre o tráfego entre criminosos e seus alvos.

Sobre a Nexusguard

A Nexusguard, fundada em 2008, é uma fornecedora líder de solução de segurança contra negação de serviço distribuído (DDoS) na nuvem que combate ataques criminosos na Internet. A empresa garante serviço de Internet ininterrupto, visibilidade, otimização e desempenho. O foco da Nexusguard é desenvolver e oferecer a melhor solução de segurança cibernética a todos os clientes, de todos os setores, com requisitos técnicos e comerciais específicos. Além disso, a empresa permite aos provedores de serviços de comunicação oferecer soluções de proteção contra DDoS as-a-service. A Nexusguard cumpre com o compromisso de neutralizar as ameaças e garantir o tempo máximo de atividade, para que você fique livre de preocupação. Para mais informações, acesse www.nexusguard.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato:

Contatos de Mídia

JaeMi Pennington

Metis Communications

+1 617-236-0500 x26

[email protected]

Benjamin Yip

Nexusguard

Chefe de Marketing

+1 415-299-8550

[email protected]


Fonte: BUSINESS WIRE


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp