06/10/2022 às 08h38min - Atualizada em 06/10/2022 às 08h38min

Inmet coloca 112 cidades de SC sob alerta de tempestade: ‘grande perigo

Alerta de grande perigo é válido até 11h desta quinta-feira (6) e estima chuva de até 100 mm

Redação - Marcos Imprensa
NDMAIS

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou nesta quarta-feira (5) um alerta de tempestade em cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande Sul. O mesmo alerta também já foi feito pela Defesa Civil Estadual.

O aviso, de cor vermelha que significa grande perigo, inicia na madrugada desta quinta-feira (6) e vai até às 11h. Em SC, ele é destinado a 112 municípios Extremo-Oeste e Oeste Catarinense.

Segundo instituto, há previsão de chuva de até 100 milímetros com ventos intensos, acima de 100 km/h, e queda de granizo. Pode ocorrer ainda corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
A instabilidade deve se estender, a partir do Oeste, para as demais regiões de Santa Catarina no decorrer da manhã e da tarde de quinta-feira. As temperaturas mínimas ficam em torno dos 16 a 19 °C. À tarde, as máximas variam entre 21 °C e 26 °C no Grande Oeste.

Para evitar que ocorra tragédia durante a chuva, a meteorologia elaborou algumas dicas como: não se abrigar debaixo de árvores, porque há risco de queda e descargas elétricas, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.


Quando muda o tempo de novo?

O sistema de baixa pressão se afasta para o mar, na altura do Litoral do Rio Grande do Sul, onde dá origem a um ciclone extratropical na sexta-feira (7). As condições de chuva se mantém, mas diminui a intensidade e conta com algumas trovoadas.

No amanhecer, segundo a Defesa Civil, as temperaturas mínimas variam entre 9 °C e 13 °C na maior parte do estado. À tarde, as máximas variam entre 15 °C e 21 °C.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp