12/05/2020 às 06h00min - Atualizada em 12/05/2020 às 06h00min

Alunos do SENAI de Caçador são pioneiros em plataforma de ensino adaptativo na educação profissional

Os alunos realizam constantes atividades de prática cognitiva por meio de avaliações formativas inseridas no conteúdo

Repórte Marcos Antonio - Marcos Imprensa
Assessoria de Imprensa
Os alunos e os docentes do SENAI estão sendo os pioneiros da educação profissional brasileira na utilização de uma das mais transformadoras tecnologias educacionais surgidas nos últimos tempos. São as plataformas adaptativas que são acessadas via internet e que são capazes de disponibilizar conteúdos dos cursos de forma diferenciada conforme a necessidade de aprendizagem de cada aluno. 
O SENAI de Caçador foi umas das unidades escolhidas para aplicação do projeto piloto no Brasil para aplicação da ferramenta com o Curso Técnico em Mecânica 1ª Fase. Em Caçador o Supervisor de Educação Profissional nos Cursos Técnicos, Everton Lucas Gomes está à frente dos processos de alinhamento e aplicação da Ferramenta Adaptativa Acrobatiq com a turma de Técnico em Mecânica.
 
Plataformas adaptativas
Os algoritmos de inteligência artificial, a tecnologia de computação na nuvem e o resultado das pesquisas sobre como as pessoas aprendem estão associados nas plataformas adaptativas para impulsionar a melhoria do desempenho de todos alunos da turma e disponibilizar mais oportunidades de aprendizagem para quem mais precisa. 
 
Atividades de prática cognitiva
Os alunos realizam constantes atividades de prática cognitiva por meio de avaliações formativas inseridas no conteúdo multimídia (vídeos, ilustrações, desafios e conhecimentos contextualizados) que promovem o envolvimento e a retenção durante todo curso. São oportunidades de praticar enquanto aprende que geram dados estatísticos para o aluno, para o docente da turma e para a própria plataforma selecionar as questões mais aderentes às necessidades individuais na etapa seguinte, que é composta pelas avaliações personalizadas. Seguindo a espiral de construção do conhecimento, os alunos realizam atividades de avaliação somativa referentes a objetivos de aprendizagem de menor e de maior abrangência.
Para os docentes são disponibilizados, em tempo real, múltiplos dados de aprendizagem de cada aluno e de toda turma que enriquecem a prática pedagógica, otimizam o tempo de aula para a realização de estratégias inovadoras (sala de aula invertida, rotação por estações etc.) e colaboram para levar os alunos a uma significativa melhoria do desempenho. É a ciência da aprendizagem e a tecnologia educacional nas mãos de quem faz a diferença no sucesso de quem está estudando.
 
Saiba mais
A plataforma adaptativa Acrobatiq by VitalSource nasceu da longa história de excelência da Universidade Carnegie Mellon, localizada nos Estados Unidos, em ciência cognitiva, interação homem-computador e engenharia de software. É o resultado da união de educadores, engenheiros e cientistas de aprendizagem, engenheiros de software e empreendedores que compartilham uma paixão pela educação e um foco determinado na melhoria de resultados. A VitalSource já atendeu mais de 10 milhões de alunos em mais de 7 mil instituições de ensino desde sua criação. Os alunos que experimentaram a Acrobatiq e, em comparação com demais alunos, alcançaram resultados de aprendizagem seis vezes maior, na metade do tempo e com mais tempo de retenção do aprendizado após o término do curso. 
 
Mais informações no link:
https://www.youtube.com/watch?time_continue=112&v=tIcwK4M1_-k&feature=emb_logo  
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »