11/10/2022 às 12h10min - Atualizada em 13/10/2022 às 00h01min

O papel da mulher na detecção precoce do câncer de mama

Um olhar para si mesma: praticar a conscientização da mama 

SALA DA NOTÍCIA Heverson Bayer
http://iop.com.br

Freepik.

As mamas para as mulheres têm a representação da feminilidade e ao mesmo tempo do poder de amamentar, por isso o diagnóstico de um câncer de mama, por vezes, pode derrubar literalmente todas as defesas das mulheres. Mas a detecção precoce da doença pode elevar as suas chances de cura e até mesmo permitir à mulher a manutenção da sua força, poder e feminilidade.  

A oncologista clínica Caroline de Nadai Costa, do Instituto de Oncologia do Paraná – IOP, explica que em muitos casos é comum as mulheres detectarem sinais de câncer de mama fora dos exames regulares de rastreamento. Na verdade, o hábito de prestar atenção a mudanças nos seios durante atividades regulares, como tomar banho ou se vestir, e de realizar a mamografia anualmente, se a mulher tiver 40 anos ou mais, aumentam as chances de detectar o câncer de mama precocemente, quando é mais fácil tratá-lo. “Qualquer mudança nas mamas, mesmo que sutil, precisa ser verificada, não se deve ignorar. Até mesmo a aparência dos mamilos precisa ser observada, pois é possível que determinadas alterações nesta área estejam relacionadas ao câncer de mama.”

Atenção aos principais sinais

É possível destacar, resumidamente, 11 sinais com potencial para revelar um câncer de mama e, por isso, é importante ficar alerta e procurar algum médico diante dessas alterações. São eles: vermelhidão, caroço no seio, inchaço nos seios que não desapareça rapidamente, caroço na axila, textura de casca de laranja, alguma coisa pode estar errada se a pele da mama apresentar covinhas, saída de líquido pelo mamilo, inversão ou mudança de direção do mamilo, se aparecer qualquer forma de uma úlcera ou ferida no mamilo e se a pele do mamilo mudar de lisa para escamosa ou áspera.

Um olhar para si mesma: praticar a conscientização da mama 

Grandes estudos mostram que as mulheres geralmente encontram alterações nos seios prestando atenção durante as atividades diárias normais como tomar banho, se coçar ou se vestir. Não há maneira certa ou errada de verificar os seios em busca de alterações que possam estar relacionadas ao câncer de mama. Pesquisas apontam que praticar a conscientização da mama é mais eficaz do que aprender uma técnica específica de autoexame.

É mais provável que um autoexame formal leve a falsos positivos, ou seja, a erros que sugerem câncer de mama quando ele não existe. E os autoexames formais também aumentam o estresse e a ansiedade das mulheres. “É comum as mulheres se preocuparem achando que não estão fazendo o autoexame corretamente ou na hora certa do mês, mas a conscientização da mama requer da mulher apenas um olhar para si mesma e uma maior atenção aos seus seios, observando como estes se parecem entre si e como ela os sente. Por isso, é fundamental que toda mulher, ao explorar com atenção as suas mamas, agende uma consulta com o médico caso se depare com algo que nunca sentiu antes”, destaca Caroline de Nadai Costa.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp