12/10/2022 às 16h24min - Atualizada em 13/10/2022 às 00h01min

É possível aprender brincando:  especialista em neurociência traz 5 atividades para ajudar no desenvolvimento lógico infantil

Celebrando a data, Eduarda Alves fala como é possível incentivar o desenvolvimento lógico dos pequenos com brincadeiras e jogos

SALA DA NOTÍCIA Gabriel Mello

Na sala de aula ou fora dela,  o uso de atividades educativas para que as crianças aprendam conteúdos escolares, práticas sociais e estratégia tem ganhado espaço nas discussões sobre o aprendizado . Com o Banco Imobiliário, por exemplo, é possível aprender a administrar dinheiro e desenvolver senso matemático.Para este Dia das Crianças, Eduarda Alves, psicóloga especialista em neurociência e responsável pela Atenção Pedagógica da Smartick Brasil, separou algumas dicas de atividades simples que podem ajudar no desenvolvimento lógico dos pequenos, além de aprimorar o universo lúdico e de entretenimento.  Confira:

 

1 - Quebra-cabeça

Com várias opções de peças e tamanhos, um dos principais jogos para crianças, o quebra-cabeça além de desenvolver as aptidões visuais também é um importante aliado para estimular o raciocínio lógico. Trabalhando a agilidade mental, a criatividade, o raciocínio e a concentração, a atividade pode ser bem divertida e é indicada para várias idades, já que consegue acompanhar o progresso individual de cada um.

 

2- Sudoku

Apesar de ser conhecida como um dos principais desafios e obstáculos no ensino das crianças e dos adolescentes, a matemática, ensinada corretamente desde a alfabetização, está diretamente relacionada ao desenvolvimento do raciocínio lógico. O jogo Sudoku é um ótimo aliado neste quesito.

A versão oriental de um quebra cabeça tem como que pode ser um divertido passatempo. O objetivo é completar espaços utilizando números que vão de 1 a 9, sem repeti-los em uma mesma coluna, grade ou linha. Esse é um jogo que, além de trabalhar muito a lógica, pode ser usado também para aprimorar o foco, o planejamento e a agilidade. Vale lembrar que, assim como nos quebra cabeças, o nível de dificuldade vai variando de acordo com a experiência do jogador.

 

3 - Blocos de montar

Abordando geometria e principalmente criatividade, os blocos de montar são ótimas ferramentas para ensinar matemática para crianças. Ao construir estruturas cada vez mais complexas, os pequenos estimulam a noção de proporção, cálculos,  além de se depararem com explicações mais visuais sobre formas e equilíbrio.

 

4- Jogos de tabuleiro

Jogos de tabuleiro são outras atividades que podem auxiliar muito no processo de aprendizagem das crianças. Alguns clássicos como Banco Imobiliário, além de ajudar no raciocínio lógico e estratégico das crianças, também estimulam a noção de valores e como lidar com dinheiro. Outro ponto importante é que jogos de tabuleiros despertam o interesse pela disciplina a partir do entretenimento, mostrando que aprender pode ser divertido.

 

5 - Sites e aplicativos

São inúmeras as alternativas de soluções digitais projetadas para desafios enfrentados na educação. As edtechs, como se chamam as starutps que atuam na área, se esforçam para apresentar às comunidades escolares sistemas que descomplicam o dia a dia do ensino e incentivam a aprendizagem dos estudantes.

Método de aprendizagem de matemática para crianças de 4 a 14 anos, a Smartick é um exemplo de plataforma que utiliza a inteligência artificial para desenvolver a aprendizagem de forma individual, personalizada e adaptada a todos os níveis de habilidades da disciplina. Os exercícios (atrelados a jogos e brincadeiras digitais) duram cerca de 15 minutos diários e os dados apresentam uma melhora significativa no desenvolvimento das habilidades dos pequenos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp