Mercado BR

Estudantes de São Carlos e região se reinventam na preparação para vestibulares durante a pandemia

Por Marcos Antonio em 04/01/2021 às 17:27:29
Quarentena dificultou a rotina de estudos para a maratona de provas que começa neste mês. Plataforma EAD da Escola do Legislativo

Acervo Ale-RR

Por conta da pandemia do novo coronavírus e as suspensões das aulas presenciais, milhões de estudantes, incluindo os de São Carlos (SP), precisaram se reinventar, principalmente aqueles que estão se preparando para os vestibulares que se aproximam. (veja abaixo as datas).

O ensino a distância criou uma rotina diferente e estudantes de escolas públicas também foram prejudicados com a falta de acesso a internet de qualidade e outros recursos tecnológicos.

Adaptação

Quem concluiu o 3º ano do ensino médio em 2020, enfrentou diversas dificuldades para se adaptar ao ensino remoto, manter o foco e a concentração, aprender a criar uma nova rotina dentro de casa e se acostumar com a distância física dos professores e dos colegas.

“Lá na escola eu tinha o incentivo dos meus professores e o apoio deles também. De repente, tudo mudou. Criar uma rotina realmente foi uma dificuldade muito grande para mim”, comentou a aluna Beatriz Meneghelli, que pretende cursar letras.

Desafios

Estudantes tiveram que manter foco na preparação para os vestibulares na pandemia

A estudante Clara Bertanha, de Corumbataí (SP), também acaba de terminar o ensino médio e passou 2020 inteiro se preparando para o vestibular, mas conta que não foi fácil se adaptar à nova realidade.

“Eu acho bem mais difícil, porque é sozinho, e, às vezes, não tem quem te incentive em casa. Então é bem mais difícil, porque é por conta própria, e a gente não estava acostumado com isso”, disse.

Além dos medos e das incertezas, muitos alunos foram prejudicados pela falta de acesso a uma internet de qualidade.

“Esses jovens da escola pública não têm acesso ao wi-fi, ao notebook, ele estão aprendendo pelo celular, que tem poucos recursos tecnológicos, então acabam tendo uma perda educacional muito severa”, explicou a especialista em educação pela Unesp, Maria Beatriz Loureiro de Oliveira.

Esperança

Enem e vestibulares de Universidades estaduais se aproximam

Pixabay

Apesar das dificuldades, os vestibulandos seguem se preparando para a maratona de provas que se aproxima e, para isso, a dica é controlar a ansiedade e aproveitar o resto do tempo para fazer uma revisão.

“Dê uma olhada nas provas anteriores dos vestibulares que vocês vão prestar. Assim você vai ver quais são seus maiores déficits e fazer uma pequena revisão”, sugeriu a especialista.

E, segundo Beatriz, além de manter a calma, é importante evitar cobranças excessivas.

“Eu me sinto sim confiante, apesar de bater uma insegurança muito grande, eu quero muito passar e ingressar nessa vida de universitária. Mas se eu não passar também, está tudo bem, porque foi um ano muito difícil, foi um ano complicado para todo mundo”, contou.

Confira as datas dos principais vestibulares:

Unicamp: 1ª fase - 6 e 7 de janeiro; 2ª fase - 7 e 8 de fevereiro.

Fuvest: 1ª fase - 10 de janeiro; 2ª fase - 21 e 22 de fevereiro;

Unesp: 1ª fase - 30 e 31 de janeiro; 2ª fase - 28 de fevereiro;

Enem: 1º fase impresso - 16 de janeiro; 2º fase impresso - 24 de janeiro. 1ª fase digital - 31 de janeiro; 2ª fase digital - 7 de fevereiro.

Veja mais notícias da região no G1 São Carlos e Araraquara.

Fonte: G1

Comunicar erro
Teve news

Comentários