13/10/2022 às 11h20min - Atualizada em 14/10/2022 às 00h01min

Exposição Marcas chega em outubro ao Ânima Lab Paulista

Exposição fotográfica de Alyson Montrezol traz como protagonista pessoas de comunidades do sul global

SALA DA NOTÍCIA São Judas
usjt.com.br

 A exposição Marcas, do fotógrafo Alyson Montrezol, chega ao Ânima Lab Paulista, na próxima terça-feira, dia 18. O ÂLab é um espaço da São Judas, que faz parte do Ecossistema Ânima de Educação, e fica localizado na Av. Consolação, na região da Avenida Paulista.

 

“Participar da inauguração de um espaço cultural é uma grande honra. A exposição conta com imagens produzidas ao longo da minha trajetória como fotógrafo e documentarista e é uma excelente oportunidade para criar novas pontes e reflexões sobre etnografia e arte fotográfica”, conta Alyson.

 

O trabalho do fotógrafo Alyson Montrezol nasceu a pedido da Raquel Pellegrini, colega e coordenadora do MIS à época, e consiste em fotos tiradas entre 1998 e 2014. As fotografias buscam como protagonistas as mulheres e suas experiências materializadas em suas marcas. Fotos tiradas em diversos países como Bolívia, Peru, Haiti, Zâmbia e na aldeia Parecis no Mato Grosso.

 

“Marcas tem a relação de identificar marcas de pessoas fortes, sobretudo mulheres. São as marcas delas na minha história. A fotografia é uma ferramenta poderosa de reconstrução simbólica”, explica o fotógrafo. A exposição, que passou pelo MISS Santos, vem para o lançamento do ÂLab Paulista no dia 18 de outubro e fica no espaço até dia 19 de novembro.

 

Alyson Montrezol é graduado em Comunicação Social, especialista em Psicopedagogia e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade São Judas. Como realizador audiovisual, já dirigiu diversas produções documentais e ficcionais, com destaque para o documentário "DIGNITÉ, O Direito Humano à Educação no Haiti" que teve seu lançamento mundial em 2015 no Haiti. Professor universitário desde 2005, também atua como fotógrafo. 

 

Em 2014 formou, junto com um grupo de fotógrafos, o Coletivo Altavista que realizou seu primeiro trabalho com fotos documentais com refugiados ruandenses, 20 anos após o genocídio no país. Coordenou os Estúdios de Imagem e Som na UNIMONTE e na Universidade São Judas entre os anos de 2012 e 2021, implantando diversos Núcleos Experimentais de Produção Audiovisual com estudantes de Artes e Comunicação. Além de sua atuação na área acadêmica e artística, também presta serviços de consultoria na área de produção de conteúdo audiovisual pedagógico há mais de 10 anos, trabalhando desde a instrumentalização até a produção de conteúdo e implantação de estúdios e produtoras.

 

ÂLab Paulista

 

O ÂLab Paulista é um espaço integrado dedicado a políticas de apoio e incentivo ao empreendedorismo, inovação, cultura e criatividade. E conta com um espaço exclusivo para exposições artísticas que já chega com duas exposições fotográficas dos artistas Alyson Montrezol e Carol Pedrosa.

 

Com acesso pela Av Consolação, ao lado do metrô paulista, o ÂLab entra para o circuito cultural da mais icônica avenida de São Paulo. O lugar possui três andares e conta com ambiente exclusivo para exposições, um café com mesas para conversar mais descontraídas, além de uma sala de reuniões e ambiente coworking com escritório compartilhado.

 

Serviço:

Lançamento: 18/10 às 19h00

Localização: São Judas unidade Paulista, Av. Consolação, 2312, Bela Vista – São Paulo – SP

  

Sobre a São Judas 

A São Judas é uma das três melhores universidades privadas do estado de São Paulo, segundo o Ministério de Educação (MEC), com nota 4 de 5 no Índice Geral de Cursos (IGC). Com aproximadamente 37 mil alunos, 11 unidades localizadas na Capital e Grande São Paulo e mais de 120 cursos, a instituição combina qualidade e acessibilidade, tradição e inovação, com o uso de novas metodologias educacionais, laboratórios multidisciplinares de aprendizagem integrada e programas de desenvolvimento de competências socioemocionais. Além disso, o aluno aprende na prática desde o primeiro dia de aula.


 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp