13/10/2022 às 11h06min - Atualizada em 14/10/2022 às 00h01min

Cuidando de quem cuida

A comunidade escolar tem sentido cada vez mais o aumento da violência e de casos de crianças e adolescentes com crises de ansiedade. Essa é uma realidade que adoece e prejudica não apenas aos alunos, mas também a toda comunidade acadêmica.

SALA DA NOTÍCIA Rafaela Pereira

Após o retorno ao ambiente escolar, no começo deste ano letivo, muitas foram as escolas que se preocuparam com o acolhimento de alunos e professores e se perguntaram o que seria possível fazer para melhorar o ambiente escolar. Foi pensando em como lidar com esses sentimentos, que o LIV - Laboratório Inteligência de Vida - criou o Movimento LIV: pela saúde mental nas escolas, que começou com rodas de conversa para suporte aos educadores em mais de 500 escolas pelo país e culminou com a produção de um Guia, que pode ser acessado e utilizado por qualquer pessoa.

“No LIV, entendemos a importância de criar relações de confiança, que tornam as condições de fala possíveis, com espaços de menos julgamento que possibilitam reconhecer as questões que estamos enfrentando. Assim, as escolas conseguem entender que não estão sozinhas e que podemos encontrar direcionamentos para lidar com essas questões juntos”, afirma Caio Lo Bianco, idealizador e diretor do LIV.

Um dos espaços de que fala Lo Bianco é a Roda de Acolhimento. E são nelas que muitas emoções e vivências vêm à tona. Foi o que experimentou uma educadora de Uberaba (MG), 38 anos, que preferiu não se identificar e chora ao se lembrar de como pôde falar de seus sentimentos e suas preocupações verdadeiras no ambiente de trabalho. “Como professores, somos muito julgados. O que mais gostei na Roda foi justamente da possibilidade de falar sem julgamentos, mas sim com escuta e acolhimento”, explica a experiente profissional das séries iniciais.

Ao todo foram atendidos 680 educadores, sempre com o foco em dar apoio emocional a quem cuida dos alunos. Os resultados desse avanço pelo país farão muito bem para milhares de estudantes, suas famílias e, claro, para toda a sociedade.

Sobre o LIV - Laboratório Inteligência de Vida

O LIV é o programa que desenvolve o pilar socioemocional nas escolas de todo o Brasil, criando espaços de acolhimento para ampliar a compreensão de si, do outro e do mundo. Parte do grupo Eleva Educação, holding que possui a maior rede de escolas de educação básica no Brasil, o LIV engloba todos os anos da educação formal, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Está presente em mais de 500 instituições de ensino em todo o Brasil, alcançando 200 mil alunos. O programa tem como base um conjunto de referências teóricas que reúne grandes especialistas da pedagogia, psicologia e neurociências, bem como outras áreas do meio acadêmico, e permite às escolas que promovam essas habilidades entre seus alunos de maneira intencional, em atividades estruturadas, elaboradas de acordo com a faixa etária de cada turma. Saiba mais no site e nas redes sociais - Instagram, Facebook

LinkedIn.

InPress Porter Novelli - Assessoria de Comunicação do LIV

Rafaela Pereira - 21 98840-2946 / [email protected]  

Christiana Rocha Miranda - 21 99466-3579 / [email protected] 


 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp