13/10/2022 às 09h50min - Atualizada em 15/10/2022 às 00h01min

Marabá (PA) recebe etapa do Circuito Nelore de Qualidade

Marabá (PA) recebe etapa do Circuito Nelore de Qualidade

SALA DA NOTÍCIA Graziele Oliveira

O Circuito Nelore de Qualidade chega ao Pará no dia 14 de outubro, para a realização de avaliações de carcaças no frigorífico Friboi de Marabá. Essa, que é a 12ª etapa da edição de 2022, deve receber ao menos 500 animais, entre machos e fêmeas. Promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), a iniciativa tem apoio de Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. A etapa é realizada em conjunto com a Associação dos Criadores de Nelore do Norte do Brasil (ACNNB). 
André Locateli, gerente executivo da ACNB, destaca que “o Pará tem grande importância para a produção de carne brasileira, que confere segurança alimentar para milhões de pessoas no Brasil e no mundo. São quase 24 milhões de cabeças no estado, o que o torna importante produtor, ao ocupar a terceira posição no ranking de maiores rebanhos bovinos do país”.
Quinta cidade com maior rebanho do estado, Marabá recebeu a oitava etapa do Circuito Nelore de Qualidade em 2021. Na ocasião, 396 machos e 147 fêmeas participaram, totalizando 543 avaliações. A cidade paraense tem papel relevante na pecuária do estado, com rebanho de mais de 2 milhões de cabeças, sendo a quinta cidade no quesito.
Novo campeonato
Um dos destaques do Circuito Nelore de Qualidade 2022 é o Campeonato Melhores Lotes de Carcaças de Animais com Pai Identificado. O campeonato tem como objetivo reunir dados de características de carcaças de progênies de reprodutores Nelore e Nelore Mocho, a fim de evidenciar o impacto do uso de genética selecionada na melhoria da eficiência produtiva e da qualidade da carne.
Calendário nacional
As próximas etapas nacionais do Circuito acontecem nas seguintes datas:
·     18 de outubro – Friboi – Nova Andradina (MS)
·     20 de outubro – Friboi - Redenção (PA)
·     21 de outubro – Friboi - Santana do Araguaia (PA)
·     25 de outubro – Friboi - Lins (SP)
·     27 de outubro – Frisa - Nanuque (MG)
·     03 de novembro – Fribal – Imperatriz (MA)
·     07 de novembro – Friboi – São Miguel do Guaporé (RO)
·     08 de novembro – Friboi - Anastácio (MS)
·     10 de novembro – Friboi – Unid. I – Campo Grande (MS)
·     16 de novembro – Friboi – Pimenta Bueno (RO)
·     17 de novembro – Friboi - Itapetinga (BA)
·     18 de novembro – Friboi - Tucumã (PA)
·     18 de novembro – Frisa - Teixeira de Freitas (BA)
·     22 de novembro – Friboi - Andradina (SP)
·     24 de novembro – Friboi – Unid. II - Campo Grande (MS)
Contatos para inscrições
Para participar do Circuito Nelore de Qualidade em Marabá (PA), os pecuaristas devem entrar em contato com a unidade Friboi local pelo telefone (94) 2101-5128 e (94) 99304-6231 – falar com Rodrigo; ou (94) 99114-3336 – falar com Vinicius. O lote mínimo exigido para a participação do pecuarista é de 18 animais.
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp