14/10/2022 às 12h00min - Atualizada em 15/10/2022 às 00h01min

No mês da consciência negra, Museu Republicano vai oferecer curso sobre a história afro-brasileira nos museus

Inscrições estarão abertas a partir do dia 15 de outubro

SALA DA NOTÍCIA Emilly Santos

Divulgação
Em novembro, quando se comemora o mês da consciência negra no Brasil, o Museu Republicano de Itu vai oferecer o curso "Presença afrodiaspórica em museus de história", que analisará as formas de tratamento e abordagem da história afro-brasileira nos acervos e nas exposições de museus brasileiros. Gratuito, será realizado no dia 5 de novembro, das 9h às 17, no Centro de Estudos do Museu Republicano (Rua Barão de Itaim, nº 140, Centro de Itu).
As inscrições serão abertas a partir de amanhã, sábado, dia 15 de outubro, por meio do site Sistema Apolo da USP (https://portalservicos.usp.br/apolo/).
De acordo com a Profa. Dra. Aline Montenegro Magalhães, ministrante do curso, "além de discutir estudos e diagnósticos, o curso propõe um debate sobre como uma abordagem crítica e decolonial, inspirada por autores como Lélia Gonzalez, Achille Mbembe, Grada Kilomba, entre outros, pode lançar bases para a escrita de outras histórias a partir de pesquisas e ressignificação de objetos".
O curso será iniciado com uma conversa sobre como o racismo estrutural é perceptível no nosso cotidiano e depois avançará sobre como os impasses para a construção da identidade nacional foram marcados pelo não reconhecimento dos negros como parte da nação. "Vamos refletir como estas questões foram tratadas tanto pelos museus como pelos discursos científicos", explica a supervisora do Museu Republicano, Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o Museu Republicano por telefone (011 – 4023.0240 | opção 3) ou encaminhar mensagem para o e-mail [email protected].

História do Museu Republicano - O Museu Republicano "Convenção de Itu" foi inaugurado pelo Presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, a 18 de abril de 1923 e desde então subordinou-se administrativamente ao Museu Paulista que, em 1934, tornou-se Instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963.
É uma instituição científica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.
Encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século XIX, e que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.
Mais informações:
Ex-Libris Comunicação Integrada
Assessoria de Imprensa do Museu Paulista
Jornalistas: Marco Berringer e Edmir Nogueira
(11) 9 9393-3088


 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp