17/10/2022 às 11h53min - Atualizada em 17/10/2022 às 11h53min

Chuva volumosa e ciclone extratropical; confira a previsão do tempo para a semana

A formação de um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul concentra instabilidade no tempo que pode provocar temporais isolados em todo o Estado

Redação - Marcos Imprensa
NDMAIS

Após chuvas volumosas neste domingo (16) em todas as regiões do Estado, a semana começa com temperaturas em 26 °C no Extremo Oeste.  Conforme a Defesa Civil de Santa Catarina, nesta segunda-feira (17) o sol já deve aparecer. Porém, a previsão é de dias de instabilidades durante a semana.

A Defesa Civil informa ainda que no litoral e Vale do Itajaí, uma circulação marítima provocada por um sistema de alta pressão atmosférica no oceano mantém o tempo predominantemente nublado, com possibilidade de chuvas fracas e isoladas a qualquer hora do dia.

As temperaturas no período da tarde variam entre 20 °C e 24 °C em todo o estado, podendo chegar aos 26 °C no Extremo Oeste.
Para terça-feira (18), o tempo se mantém instável em toda Santa Catarina, ao longo da manhã, as instabilidades avançam em direção ao leste catarinense e se unem à circulação marítima.

Com esse avanço, favorece a situação de episódios de chuva volumosa no norte do estado, Vale do Itajaí e na região da Grande Florianópolis. As temperaturas mínimas variam de 16 °C a 18 °C nas áreas litorâneas.

Na quarta-feira (19), a formação de um ciclone extratropical próximo à costa do Rio Grande do Sul concentra a instabilidade mais intensa no oceano. A combinação de calor e umidade pode provocar temporais isolados em todo o Estado entre a tarde e a noite.

As temperaturas no amanhecer variam entre 16 °C e 18 °C no Extremo Oeste, Oeste, litoral e Vale do Itajaí. À tarde, as máximas ficam entre 25 °C e 27 °C no Extremo Oeste, Oeste, Grande Florianópolis e Litoral Sul, variam de 20 °C a 24 °C no Meio-Oeste e Planaltos e podem chegar aos 30 °C entre o Litoral Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí.

Entre a quinta-feira (20) e a sexta-feira (21), o aprofundamento de uma área de baixa pressão entre o Paraguai e a Argentina e o encontro com instabilidades em médios e altos níveis podem provocar temporais em Santa Catarina com rajadas de vento, granizo e chuva intensa.


Segundo a Defesa Civil de Florianópolis, através das plataformas da Epagri/Ciram, nos últimos sete dias foram 171 mm de chuva registrados em Florianópolis. Sendo que a média histórica para todo o mês de outubro é de 133 mm e já choveu 192 mm em 15 dias.

A equipe do ND+ entrou em contato com a Defesa Civil que informou que o órgão acompanha a situação das chuvas em Santa Catarina com atenção e quando acionada, presta todo suporte e assistência aos municípios.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp